Seminário sobre “A Saúde Mental e a Escola” junta especialistas nacionais em Portimão

No dia 28

Especialistas vindos de vários pontos do país vão dar a sua visão sobre “A Saúde Mental e a Escola” num seminário que vai ter lugar a 28 de Abril, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Esta é uma iniciativa destinada a docentes, técnicos especializados e pais/encarregados de educação, cujo objetivo é «partilhar saberes e conhecimentos que podem ser facilitadores da operacionalização de práticas e estratégias promotoras do bem-estar para todos», segundo a Câmara de Portimão.

«Fazem parte do painel de oradores especialistas nacionais em diversos temas relacionados com esta área tão importante para a comunidade educativa, como são os casos de Pedro Morgado, Gina Tomé, Carla Fernandes, Ana Vasconcelos e Nuno Lobo Antunes», segundo a autarquia.

A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presença de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, de Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, e de Isabel Rodrigues, diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.

Seguir-se-á o primeiro painel, sob o mote “A Saúde Mental, Social e Educacional – Que impacto?”, no qual Carla Fernandes, vogal da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses abordará o papel dos psicólogos/as na promoção da saúde mental nas escolas, enquanto Gina Tomé, professora adjunta do ISCE e psicóloga clínica e da saúde, com a especialidade avançada de psicoterapias e psicologia, falará sobre a promoção da saúde mental em contexto escolar e o papel da formação de professores.

Seguir-se-á a intervenção do neuropediatra Nuno Lobo Antunes, que abordará o tema “Autismo e Sociedade”.

O segundo painel, marcado para as 14h00, vai debruçar-se sobre a saúde mental na comunidade educativa e inclui as intervenções de Pedro Morgado, professor associado de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho, que focará a sua intervenção na saúde mental e gestão do stress na comunidade docente, antes de a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos falar sobre o tópico “Que Saúde mental? Reflexões de uma Pedopsiquiatra”.

O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16h00 e encerrará os trabalhos, «constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos».

O seminário, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, «inspira-se no conceito da OMS – Organização Mundial da Saúde de que nenhum sistema educativo é eficaz a menos que promova a saúde e bem-estar dos seus alunos, funcionários e comunidade».

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, que deve ser feita através deste link.

 

Biografia dos oradores

Pedro Morgado é Professor Associado de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho, onde é Vice-Presidente desde 2017. É Coordenador Regional de Saúde Mental da ARS Norte desde Janeiro de 2022. É médico especialista do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga e investigador no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e no Centro Clínico Académico 2CA-Braga. É membro da Direção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Direção da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica. Em 2021, venceu o FLAD ScienceAward Mental Health.

Gina Tomé é Psicóloga da Educação, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana; Investigadora da equipa do projeto “Aventura Social”, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Membro da rede Internacional HealthBehaviour in School-agedChildren (HBSC). Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa. Coordenadora Executiva do Projeto O Hand in Hand: Capacitar os professores europeus para lidar com a Diversidade Social e Emocional, relacionada com os desafios profissionais (HAND:ET) FMH/Equipa Aventura Social

Carla Fernandes é vogal da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Em 1997 deixou a região do Algarve para concretizar um sonho. Tem Mestrado (pré-Bolonha) em Psicologia, na área de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo realizado a sua tese acerca dos fatores de risco associados ao abandono escolar precoce.Após a conclusão da sua formação académica, investiu na formação pós-graduada na área da infância e da juventude e concluiu a especialidade em Psicoterapia na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Em 2019, criou o Projeto SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência em Olhão, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social. Atualmente, é psicóloga numa escola e coordena o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Quarteira.

Ana Vasconcelos licenciou-se em Medicina em 1977. Fez a especialidade médica de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, em Paris, tendo-se inscrito no colégio da Especialidade de Pedopsiquiatria na Ordem dos Médicos em 1984. Trabalha, desde essa data, como pedopsiquiatra, nos Serviços Clínicos dos SAMS – Serviços de Assistência Médico-Social do Sindicato dos Bancários de Sul e Ilhas. Mestrado em Psicopatologia e Psicologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Fez o primeiro Curso do CEJ (Centro de Estudos Judiciários) de Mediação Familiar. Colabora, como professora, nos cursos de Pós-graduação e nos Mestrados da Área de Psicologia no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. É membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. É membro aderente da NPSA (NeuropsychoanalysisAssociation.

Nuno Lobo Antunes, nascido a 10 de maio de 1954, é Neuropediatra licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Fez parte do seu treino nos EUA na Universidade de Columbia e Cornnell, tendo sido Professor assistente de Pediatria e Neurologia nesta última.Desenvolveu atividade de investigação com António Damásio, e no Memorial Sloan -KetteringCancerCenter em Nova Iorque. Foi diretor Clínico do CADIn durante 10 anos, e é atualmente diretor do Centro de Desenvolvimento PIN-Progresso Infantil, de que é fundador.Tem dedicado os últimos anos à intervenção nas áreas do desenvolvimento e comportamento das crianças e adolescentes, a respeito das quais publicou os livros “Mal Entendidos” e “Mais Forte do que Eu”, este último em colaboração com a Profª Ana Rodrigues, e no final de 2018 lançou o livro “Sentidos”, em colaboração com a sua equipa clínica do PIN. Foi conferencista em numerosas ocasiões em Portugal e no estrangeiro.

 

 

 



Comentários

pub