Seis projetos vencedores do Orçamento Participativo «enriquecem» concelho de Faro

Orçamento Participativo deste ano tem 180 mil euros

Foto: Mariana Carriço|Sul Informação

Árvores Históricas de Estoi, Reabilitação da Praça Hélder de Azevedo (Gambelas), Faro+Verde+Limpa, Melhoria das Acessibilidades da Rua de Berlim e Envolventes, Percursos Pedestres e Parque Infantil e de Lazer da Igreja são os seis projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) 2021/22 do Município de Faro.

A apresentação das propostas vencedoras foi feita esta quarta-feira, 27 de Abril, à tarde, numa cerimónia que se realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, e na qual Rogério Bacalhau, presidente da autarquia, começou por agradecer a participação da comunidade na elaboração destes projetos e também às 654 pessoas que votaram e permitiram escolher os vencedores.

No âmbito das candidaturas, o Município de Faro atribuiu assim, este ano, 180 mil euros para o OP – sendo estes distribuídos pelos seis vencedores, com 30 mil euros para cada um deles.

Na cerimónia estiveram presentes os representantes dos projetos a concurso e ainda os proponentes de dois dos projetos vencedores da 1ª edição do OP (Grupo 166 – Montenegro da Associação de Escoteiros de Portugal e Escola do Ser).

Após a apresentação dos projetos em andamento referentes à edição passada, os vencedores deste ano foram convidados a receber o prémio e tiveram ainda a oportunidade de explicar a essência de cada iniciativa.

A proposta mais votada, com 161 votos, foi o projeto de requalificação do Parque Infantil e de Lazer da Igreja, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Em segundo lugar ficou a melhoria dos Percursos Pedestres, também na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, um projeto pensado por Osvaldo Francisco Apolo Serro, com 139 votos.

Com 110 votos, o terceiro lugar foi ocupado pelo projeto de Melhoria das Acessibilidades da Rua de Berlim, proposto por Emília Creus Moreira dos Santos.

O projeto “Faro+Verde+Limpa”, que pretende reabilitar jardins da cidade, com 82 votos, a reabilitação da praça Hélder de Azevedo, em Gambelas, com 78 votos, e o desenvolvimento de um estudo para a classificação de árvores históricas de Estoi, que envolve ainda a criação de um percurso pedestre e um centro interpretativo, com 54 votos, foram os outros projetos vencedores.

 

A segunda edição do OP contou ainda com a atribuição de 10 mil euros às escolas do concelho, para fazer face a necessidades identificadas pelos alunos nos estabelecimentos de ensino.

No final da cerimónia, Rogério Bacalhau reiterou o agradecimento à participação dos munícipes.

«Como viram, temos aqui dois exemplos dos projetos do ano passado que estão em bom desenvolvimento com a aplicação das verbas públicas. No próximo ano teremos, certamente, novos projetos para enriquecer o nosso concelho e isso só é possível porque todos vocês participaram e se deram ao trabalho de apresentar estes projetos», finalizou o presidente da Câmara de Faro.

 

O Orçamento Participativo é, segundo a autarquia, um mecanismo de democracia participativa, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas verbas dos orçamentos públicos.

Para participar, através de propostas ou do voto, os cidadãos têm de ter idade superior ou igual a 18 anos, e residir, trabalhar ou estudar no concelho de Faro.

 

Fotos: Mariana Carriço|Sul Informação

 



Comentários

pub