Seca mantém-se no Algarve e no Alentejo, apesar de menos severa

Segundo o IPMA, «será provável a continuação da seca meteorológica no final de Abril em grande parte do território, no entanto com provável diminuição da sua intensidade»

O Algarve já quase não tem zonas em seca severa e nenhuma está em seca extrema, mas, no Alentejo, aumentou a área afetada pela severidade da seca, de acordo com os dados de monitorização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), relativos a 15 de Abril.

O documento foi divulgado ontem, 21 de Abril, e mostra como, em comparação com o mês de Março, a seca se desagravou no Algarve.

Agora, há apenas uma pequena parte da região, essencialmente no Norte do concelho de Aljezur, em seca severa. No final de Março, o concelho de Vila do Bispo, por exemplo, também estava na mesma situação.

A diferença é ainda maior ao comparar os dados de 15 de Março e os de 15 de Abril: no espaço de um mês, deixou de haver zonas do Sul do país em seca extrema, como se pode ver comparando os quatro gráficos seguintes.

 

 

Esta melhoria deve-se às chuvas da segunda quinzena de Março e do início deste mês de Abril.

Já no Alentejo, a realidade é diferente. Nesta vasta região, também já não há zonas em seca extrema, mas a área de seca severa expandiu-se, ocupando agora quase todo o litoral, mas também uma parte significativa do interior do distrito de Beja.

Segundo o relatório, o valor médio de temperatura média do ar na primeira quinzena de Abril foi 0.66 °C inferior ao valor médio mensal 1971-2000.

Já o valor médio da quantidade de precipitação, em Portugal continental, até dia 15 de Abril, de 29.6 mm, é inferior ao valor médio mensal, correspondendo a 38%.

O valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico, desde 1 de Outubro de 2021 a 15 de Abril deste ano, 356.3 mm, corresponde a 50% do valor normal. Ou seja, até agora choveu apenas metade do que seria normal.

Considerando o mesmo período, este é o 3º ano mais seco desde 1931.

Em relação aos valores de percentagem de água no solo, houve uma diminuição em quase todo o território: as regiões mais interiores, Trás-os-Montes e Beira Alta têm mesmo valores inferiores a 20%, com alguns locais a atingirem o ponto de emurchecimento permanente.

No geral, mantém-se a situação de seca meteorológica em todo o território.

Em relação aos próximos dias, esta semana «será predominada por tempo mais chuvoso e frio que o normal para a época».

«Também a semana de 25 Abril a 1 de Maio será ligeiramente mais chuvosa e fresca que o normal, no entanto com anomalias pouco significativas».

Assim, segundo o IPMA, «será provável a continuação da seca meteorológica no final de Abril em grande parte do território», apesar de ser «provável» a «diminuição da sua intensidade».

 

 



Comentários

pub