Sapadores de Vila do Bispo estão a limpar terrenos para prevenir contra incêndios

Trabalhos já começaram, mas ainda vão continuar

A equipa de Sapadores Florestais de Vila do Bispo já limpou mais de 32 hectares de terrenos rurais e florestais, em ações de silvicultura preventiva que estão a ser executados no concelho para prevenir os riscos associados aos incêndios.

Os trabalhos, que foram recentemente visitados por Rute Silva, presidente da Câmara de Vila do Bispo, abrangeram «toda área envolvente da Aldeia da Pedralva até a EN268 e o Perímetro Florestal Vila do Bispo (Torre De Aspa; Casa do Guarda Florestal; Charnequinha do Castelejo, Ataboeira, Cerro da Barriga, Lomba do Covão da Azinheira e a Lomba dos Verdalhos)».

«Já em fase de conclusão está a intervenção que está a decorrer na Zona do Pardieiro até o limite com concelho de Lagos (Zona da Vinha Velha), que abrange uma área superior a 26 hectares», segundo a autarquia.

«Está previsto ainda, antes do período critico, intervencionar o Caminho que liga o marco geodésico do Pardieiro até a Casa Velha em Barão de São Miguel», acrescentou.

De 1 de Junho até 31 de Outubro a equipa de Sapadores Florestais, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais – DECIR 2022, estará envolvida nas ações de vigilância e 1ª intervenção.

No âmbito da candidatura conjunta realizada pelos municípios da Terras do Infante ao PDR2020, já tinha sido executada entre Novembro 2021 e Fevereiro 2022 a rede primária de Vila do Bispo, com uma área aproximada de 200 hectares.

«A Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) funciona como um elemento estruturante da paisagem rural, planeado e desenhado a uma escala distrital, a fim de desempenhar um conjunto de funções assentes na defesa de pessoas e bens e do espaço florestal», explica a Câmara.

 

 

 



Comentários

pub