“Ressuscitou como disse!”: Festa das Tochas Floridas regressa a São Brás

A procissão começa às 9h30 de domingo de Páscoa

Foto: Gonçalo Gomes

“Ressuscitou como disse! Aleluia, aleluia, aleluia!”. A centenária ladainha regressa este Domingo de Páscoa, 17 de Abril, às ruas de São Brás de Alportel, depois de dois anos em que a pandemia obrigou a cancelar a festa maior do concelho.

As ruas voltarão a ficar engalanadas com os seus tradicionais tapetes de flores.

Depois de uma semana na apanha das flores e na sua preparação na madrugada de domingo, centenas de voluntários lançam-se na tarefa de preparar os tapetes floridos.

O programa inicia-se às 9h30, com a abertura das ruas para serem apreciadas. A partir das 10h00, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa, enquanto o Adro da Igreja Matriz apresenta a Mostra de Artesanato.

A essa hora, na Igreja Matriz, também se vai realizar a eucaristia da Ressurreição que precede a Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado.

A partir das 15h00, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural, um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados dos Jogos Florais e do concurso das tochas floridas e com as atuações dos grupos: Rancho Folclórico de Santo Estevão, Domingos Caetano com uma homenagem ao rock português e Ágata.

A festa é organizada pela Associação Cultural Sambrasense, Paróquia de São Brás e Câmara de São Brás de Alportel.

Nesta edição, os organizadores pensam nos participantes com mobilidade condicionada.

«A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição, e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Fisio S. Brás e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento», refere o Munícipio.

Esta iniciativa é integrada no projeto “São Brás Acessível para todos” que se repete em 2022.

Pode consultar aqui mais informações.

Nesta época de Páscoa, de 12 a 25 de Abril, também vai decorrer a quinzena gastronómica “Sabores do Caldeirão”, com a participação de uma dezena de restaurantes do concelho, que respeitam a Dieta Mediterrânea e as tradições culturais.

 

 



Comentários

pub