PSD denuncia fecho do Bloco de Partos de Portimão, CHUA nega e contra-ataca

«Desde Novembro que estamos a lidar com esta situação. Não sei qual é a agenda do PSD, se, a partir agora, começaram a fazer política e se lembraram de que temos um problema»

O PSD denunciou este sábado, 9 de Abril, o fecho do Bloco de Partos de Portimão devido à falta de médicos. A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) nega e contra-ataca: «se o PSD quiser ajudar, estamos disponíveis e agradecemos. Se for para chatear e incomodar ainda mais, deixem-se estar sossegados».

Na manhã deste sábado, os deputados sociais-democratas, eleitos pelo Algarve, enviaram um e-mail às redações a denunciar o fecho, durante todo o fim de semana, do Bloco de Partos de Portimão, «obrigando as grávidas a deslocarem-se até Faro».

«Os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos não aceitam que haja grávidas que sejam obrigadas a percorrer mais de 100 quilómetros, numa região onde as estradas são ainda um problema, para chegarem a Faro e aí poderem ter os seus bebés em segurança», lê-se nessa nota de imprensa.

O Sul Informação confrontou o Conselho de Administração do CHUA com a situação. A presidente Ana Vargues Gomes garantiu que, pelo menos este sábado, o bloco «está aberto».

«Os partos programados serão em Faro e os de urgência serão em Portimão. O serviço de urgência está a funcionar como Serviço de Urgência Básica, mas o médico está a garantir o internamento e maternidade», explicou.

 

 

Para amanhã, domingo, a presidente do Conselho de Administração disse que também «haverá um médico» na pediatria, o que pode, ainda assim, não garantir o funcionamento do bloco.

«Não sei se faz bloco de partos ou não porque há pediatras que não têm experiência nessa área. Depende do médico que está na escala», acrescentou.

Voltando ao PSD, os parlamentares algarvios dizem que a «falta de clínicos para dar resposta às necessidades da população é mais uma prova do desinvestimento que o Governo tem habituado a população do Algarve».

Ana Vargues Gomes, nas suas declarações ao nosso jornal, não poupou nas críticas aos sociais-democratas, uma vez que, defendeu, a falta de pediatras no Algarve «não é uma situação nova».

«Desde Novembro que estamos a lidar com esta situação. Não sei qual é a agenda do PSD, se, a partir agora, começaram a fazer política e se lembraram de que temos um problema».

«Se quiserem ajudar, estamos disponíveis e agradecemos; se for para chatear e incomodar ainda mais, deixem-se estar sossegados», concluiu.

 

 



Comentários

pub