Proteção Civil testa cenário de incêndio em comboio na Estação de Faro

No local será montado um Posto de Comando Operacional

A Estação de Faro vai ser palco esta quarta-feira, 27 de Abril, a partir das 23h30, de um cenário fictício de um incêndio num comboio com passageiros a bordo.

Conduzido pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, este exercício, planeado em harmonia com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal (CP), «permitirá exercitar, como se de uma situação real se tratasse, a prática de deteção, avaliação, decisão, intervenção e capacidade dos meios instalados, num cenário de situação de emergência na Estação de Faro», diz a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Face à dimensão considerada, este simulacro vai ainda proporcionar a oportunidade de testar e treinar a intervenção e a resposta dos Agentes de Proteção Civil e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro.

O objetivo passa por «testar o alerta, o despacho e os demais procedimentos inerentes a este mecanismo de resposta excecional, treinar a articulação entre as diferentes entidades intervenientes, o acolhimento e processamento de passageiros, a utilização dos corredores de emergência/itinerário de evacuação de sinistrados e os sistemas de comunicações alternativos».

No local será montado um Posto de Comando Operacional (PCO).

 



Comentários

pub