Projeto da UAlg em Lagos apresenta plano de ação para turismo sustentável

Este seminário insere-se no trabalho que a Universidade do Algarve (UAlg), através do projeto Interreg MED, SuSTowns, tem vindo a desenvolver, em Lagos

O projeto SuSTowns promove no próximo dia 27 de Abril, um seminário onde vai apresentar um plano de ação para o turismo sustentável a nível local, no Hotel Tivoli Lagos. 

Este seminário insere-se no trabalho que a Universidade do Algarve (UAlg), através do projeto Interreg MED, SuSTowns, tem vindo a desenvolver, em Lagos.

Esta é «uma plataforma de trabalho que visa promover o desenvolvimento de um turismo mais sustentável em pequenas cidades costeiras de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da bacia do Mediterrâneo», diz a UAlg.

Tendo como ponto de partida a ideia de que as alterações climáticas, a crise pandémica e os conflitos geopolíticos aumentaram a perceção de que vivemos em tempos de incerteza e agitação com claros impactos na atividade turística, o projeto SuSTowns apresenta agora, os resultados obtidos na investigação.

Que fatores afetam, atualmente, um destino turístico? Que medidas se devem tomar para potenciar as cidades e o setor?

Para responder a algumas destas questões, o projeto promoverá este seminário, onde também serão apresentadas linhas estratégicas para uma promoção verde e novas ideias para produtos turísticos sustentáveis e inclusivos.

Lançando um desafio às cidades e às comunidades, com especial enfoque no sector turístico e nas principais atividades económicas, aos agentes culturais e educativos, aos políticos locais, às autarquias e organizações não governamentais, os investigadores procuram uma participação ativa da sociedade, propondo uma reflexão em torno da sustentabilidade, inclusão e resiliência.

Pode consultar o programa do evento aqui.

Comentários

pub