Professores do Agrupamento de Escolas de Albufeira fizeram viagem de mobilidade Erasmus+ à Roménia

Mobilidade no âmbito do projeto europeu Erasmus+ “MY TECH – I’m connected but not addicted to technology”

Escola “Petőfi Sándor” em Cristuru Secuiesc (Roménia)

A equipa de professores do Agrupamento de Escolas de Albufeira, que integram o projeto europeu Erasmus+ “MY TECH – I’m connected but not addicted to technology”, fizeram, entre 21 e 25 de Março, mais uma viagem, desta vez até Cristuru Secuiesc, na Transilvânia (Roménia).

Nesta mobilidade, cujo tema foi “Riscos tecnológicos: bem-estar e vida social”, os grupos da Turquia, Roménia e Portugal refletiram sobre o uso das tecnologias, tendo em conta uma vida saudável do ponto de vista físico e social.

Neste sentido, assistiram a uma preleção de Ildikó Simó, psicóloga e diretora da escola “Petőfi Sándor”, que falou sobre a consciencialização de um corpo saudável para uma mente sã, através da prática de desporto e da alimentação.

A mesma oradora identificou também a evolução tecnológica e digital através das gerações, centrando-se, sobretudo, na geração Z. Esta geração caracteriza-se «por viver em simbiose com o universo digital; gostar de estudar num ambiente digital; saber onde encontrar informação; passar mais de três horas por dia no computador; interagir nas redes sociais; não ter atividade física, mas jogar muitos videojogos».

Perante este cenário, uma solução para ensinar os alunos que vão ser o futuro será reforçar o uso de tecnologias e proporcionar OER – Open Educational Resources.

No dia seguinte, assistiu-se à apresentação da formadora Veronika Margit sobre gestão de stress. A alimentação e o desporto são duas formas de se poder minimizar o uso excessivo das tecnologias.

Na escola “Petőfi Sándor”, em homenagem ao poeta húngaro do romantismo, fala-se húngaro e preserva-se as suas tradições, pois trata-se de uma zona que pertenceu à Hungria antes do tratado de 1920, altura em que passaram a estar inseridos no território romeno. Todos os manuais são escritos em húngaro e o romeno é dado como segunda língua.

Como não podia deixar de ser e para experienciar a cultura local, o grupo foi conhecer alguns pontos turísticos, como uma quinta, uma mina de sal, o castelo do Drácula em Bran, a bonita cidade de Brasov e a cidade medieval de Sighisoara.

No dia do regresso a Portugal, houve ainda tempo para uma passagem por Bucareste.

 

 



Comentários

pub