Procissão dos Painéis volta a sair à rua em Albufeira esta Quinta-Feira Santa

Também há outras atividades de celebração da Páscoa a decorrer em Albufeira

A Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia regressa a Albufeira hoje, dia 14, Quinta-Feira Santa, às 22h00, dando início a um fim de semana «com diversas manifestações religiosas», mas onde a tradição gastronómica não será esquecida. 

Hoje, a procissão sai à rua «na escuridão total da noite», atravessando o centro da cidade, «tendo por iluminação apenas as velas de cera dos fiéis», numa iniciativa promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Paróquia de Albufeira, com o apoio do Município.

Para além desta que é uma das mais significativas manifestações religiosas da Páscoa do concelho, há outras iniciativas «voltadas para a magia da doçaria e do artesanato típico da época» a decorrer nos próximos dias, segundo a Câmara de Albufeira.

O evento “Páscoa dos Mercados” vai recriar «um ambiente de mercado através da gastronomia tradicional juntamente com o artesanato, as artes e ofícios da região. Tudo quanto é iguaria vai estar presente, para delícia de miúdos e graúdos».

Esta iniciativa decorre entre as 9h00 e as 12h00, em dois mercados: o Municipal e o de Areias de São João.

«O Mercado Municipal acolheu ontem o “Mercado da Páscoa” e vai acolher novamente a iniciativa no dia de amanhã, dia 15. Já o Mercado das Areias de São João abre as portas à tradição hoje e no sábado, dia 16», segundo a autarquia.

No domingo de Páscoa, às 16h00, regressa a “Prova do Folar” da Guia, naquela que é já a sua 18.ª edição.

«Como sempre, o folar da Guia, este ano com cerca de 220 quilogramas, vai fazer salivar todos os amantes da gastronomia tradicional. A animação estará a cargo de Marco António e do Grupo Etnográfico de Quelfes – a Dança dos Velhos», concluiu a Câmara de Albufeira.

 

 

 



Comentários

pub