Portimão incentiva a proteção das aves e das dunas na Ria do Alvor

“Proteger Dunas, Proteger as Aves” é a iniciativa criada para realçar a importância dos sistemas dunares e os pormenores de aves

“Proteger Dunas, Proteger as Aves” é o nome da ação de sensibilização que decorreu na manhã do dia 6 de Abril, no Centro Comunitário de Alvor.

Esta ação tem como objetivo realçar a importância dos sistemas dunares, no qual inclui a proteção do avanço das areias e do mar, e da defesa e suporte da diversidade de espécies de fauna e flora.

A iniciativa foi criada, em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a associação “A Rocha”, pelo facto da Ria de Alvor estar classificada no âmbito da Rede Natura 2000 e constituir um local de nidificação de duas espécies de aves que constroem os seus ninhos no areal das praias e dunas: a chilreta (Sternula albifrons) e o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus).

Os valores naturais presentes na Ria de Alvor, a importância e dinâmica dos sistemas dunares, pormenores sobre as aves marinhas nidificantes e os meios legais de proteção desta área natural foram os temas abordados.

Nesta ação de sensibilização, uma vez que a  época de nidificação coincide com a temporada balnear, participaram vigilantes da Natureza e representantes da Polícia Marítima, GNR, Junta de Freguesia de Alvor, Proteção Civil Municipal e EMARP, entre outros, enquanto agentes de fiscalização, segurança e limpeza das praias que podem contribuir para o sucesso reprodutor de ambas as espécies.

Ainda no âmbito desta atividade, vão ser colocados dois painéis informativos nos acessos ao sistema dunar de Alvor e delimitada a área em que se estabelece a colónia de chilreta, de ano em ano.

 



Comentários

pub