Portimão festeja a Páscoa com «traços da cultura ucraniana»

Imagem do programa das festas foi criado por uma ucraniana radicada em Portimão

A celebração da Páscoa, em Portimão, vai ter «traços da cultura ucraniana». A imagem dos festejos foi criada por Inna Iefimenko, uma ucraniana há muito radicada no concelho, e une as cores da bandeira e alguns símbolos da Ucrânia a elementos bem portugueses.

A arquiteta e artista plástica ucraniana, residente em Portimão há cerca de 12 anos, «inspirou-se nas cores azul e amarelo da bandeira da Ucrânia que simbolizam o céu e os campos de trigo e girassóis, em harmonia com as cores típicas da arquitetura lusa e dos azulejos portugueses que representam o céu, mar e sol», segundo a Câmara de Portimão.

Neste momento, a cidade já se encontra engalanada com motivos relacionados com a Páscoa e há várias atividades e iniciativas agendadas.

«Um Cesto Gigante no Largo da Mó, Carrosséis Parisienses, um Ovo Gigante da Páscoa e diversas animações na Alameda da Praça da República, um Mercadinho da Páscoa, dinamizado pela Teia D`Impulsos” no Largo 1 Dezembro», são algumas das propostas a decorrer até 16 de Abril, elenca a autarquia.

A partir de amanhã, dia 15, e até 17 Abril, das 15h às 19h, «as crianças até aos dez anos de idade poderão participar na “Caça aos Ovos” no Jardim Visconde Bívar e conhecer ao vivo e a cores o Coelhinho da Páscoa».

O programa detalhado do evento pode ser consultado aqui.

 

 



Comentários

pub