Portimão celebra Páscoa com tradições da Semana Santa

Celebrações regressam após dois anos de interregno devido à pandemia e decorrem de 10 a 17 de Abril

{Play}ao

Portimão prepara-se para entrar na Semana Santa com várias celebrações que marcam o programa litúrgico dos próximos dias, rumo ao domingo de Páscoa. As celebrações estão de volta após dois anos de interregno devido à pandemia e decorrem de 10 a 17 de Abril. 

As cerimónias que evocam a paixão, morte e ressurreição de Jesus têm início no Domingo de Ramos, 10 de Abril, através da bênção e eucaristia que assinalam a data, com a realização de procissões a partir da Igreja Matriz de Portimão, da Igreja do Amparo e da Matriz de Alvor.

Na quinta-feira Santa, 14 de Abril, destaca-se a celebração da Missa da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, que se realizam às 19h00 na Igreja Matriz de Portimão e na Igreja do Amparo e na Igreja Matriz de Alvor, às 19h30 na Matriz da Mexilhoeira Grande e àS 21h00 no Vicariato da Pedra Mourinha, em Portimão.

Na sexta-feira Santa, 15 de Abril, o ponto alto será a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, que a partir das 21h00 levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. Também Alvor será palco deste momento, a partir das 22h00, ao passo que na Mexilhoeira Grande e na Quinta do Amparo estão marcadas vias sacras para as 17h00.

Em Portimão, o percurso da procissão vai ter início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Bispo D. Fernando Coutinho, 5 de Outubro e Serpa Pinto, passando pelo Jardim 1º de Dezembro com destino às ruas Direita e Mouzinho de Albuquerque, antes de percorrer a Avenida S. João de Deus, de volta à Praça da República e à Igreja do Colégio.

O Sábado Santo, 16 de abril, será, segundo a Câmara Municipal de Portimão, o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias paróquias do concelho, com o seguinte horário: 21h30 – Nossa Senhora da Conceição, em Portimão; 21h30 – Mexilhoeira Grande; 22h00 – Divino Salvador, em Alvor; 23h00 – Nossa Senhora do Amparo, também em Portimão.

As festividades culminam no Domingo de Páscoa, pelas 10h00, com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz de Portimão, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais ruas do centro da cidade, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas. Já a eucaristia será realizada às 18h00.

Ainda em Portimão, será celebrada a Missa da Páscoa na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 9h00 e às 10h30, assim como no Vicariato da Pedra Mourinha às 11h00. Em Alvor, a Procissão da Ressurreição de Jesus sairá à rua pelas 9h00, seguida da Missa do Dia, a qual também se realizará na igreja da Penina às 12h00 e em Montes de Alvor às 17h00.

Além das celebrações litúrgicas, há um programa de animação que o Município preparou para o período entre 9 e 17 de Abril sob o mote “Viva a Páscoa Portimão 2022”, composto pela recriação de vários núcleos de atração inspirados nesta época festiva, «conciliando a tradição com a alegria da celebração em ambiente familiar».

 



Comentários

pub