“Operação Praia Limpa” regressa a 10 zonas balneares do Algarve

No dia 8 de Maio

A “Operação Praia Limpa” vai voltar a realizar-se em praias dos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Loulé e Silves no dia 8 de Maio, entre as 9h30 e as 12h00.

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, esta iniciativa, organizada pelo Zoomarine, em parceria com entidades públicas e privadas do Algarve, voltará a «remover, ao longo de vários quilómetros (ao nível da faixa costeira e dos fundos marinhos), os detritos de origem humana que nunca se deveriam encontrar nas nossas praias – mas que vão sendo cada vez mais omnipresentes, numerosos e perigosos», segundo o Zoomarine.

Iniciada em 2017, em articulação com a “Operação Montanha Verde”, a “Operação Praia Limpa” faz parte da iniciativa de responsabilidade ambiental “Together We Protect [Juntos Protegemos]”.

Embora as 10 praias escolhidas estejam na lista «das mais limpas do mundo, ainda assim tentaremos que Silves, Albufeira, Lagoa, Loulé e Faro fiquem um pouco mais livres de plásticos, beatas, latas, restos de artes de pesca, partes de embarcações, pedaços de eletrodomésticos, entre tantos outros».

Além do Zoomarine, integram a iniciativa a empresa  ALGAR,  a Universidade do Algarve (V+), a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Marinha Portuguesa, a Região de Turismo do Algarve, as Águas do Algarve SA, a Lipton, a Vila Vita Parc Resort & Spa, Centro Europe Direct Algarve e a Olimar Reisen.

As inscrições devem ser feitas online até 6 de Maio. Todos os participantes terão direito a um diploma digital.

 

 



Comentários

pub