Novo projeto põe 38 voluntários a “Olhar Quarteira”

O “Olhar Quarteira” é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira e da Associação Oficina, em parceria com a Onesource e o apoio da Câmara Municipal de Loulé

O novo projeto “Olhar Quarteira”, apresentado este sábado, 2 de Abril, vai colocar, numa fase inicial, 38 pessoas a alertar a Junta de Freguesia sobre possíveis ocorrências no espaço público. 

Este é um «projeto inovador que permite a participação ativa da população no desenvolvimento de um serviço de proximidade», explica a Junta de Freguesia de Quarteira.

Criada a rede de tutores voluntários, nesta fase inicial com 38 inscritos, a partir de agora serão estes os primeiros interlocutores privilegiados, entre a população e os serviços da Junta de Freguesia, e aos quais caberá monitorizar, nas áreas que lhes foram atribuídas, o estado de limpeza urbana, a manutenção dos espaços verdes, das calçadas, das áreas de recreio e lazer, entre outras situações.

«Falamos diariamente em democracia participativa e este projeto é um grande exemplo disso. Com a criação desta magnífica equipa de tutores e dando-lhes as ferramentas práticas para o efeito, será mais rápido e fácil sinalizar e resolver os problemas que surgem diariamente na freguesia. As pessoas gostam de ajudar, de fazer parte. Esta é a melhor forma para o fazer», afirma Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira,

Segundo Nelson Dias, da Associação Oficina, «esta rede de tutores, cobre todo o território da freguesia, permitindo desta forma, descentralizar e aproximar as pessoas aos serviços da junta. Serão os nossos parceiros, na sinalização de ocorrências no espaço público».

O “Olhar Quarteira” é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira e da Associação Oficina, em parceria com a Onesource e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub