No primeiro trimestre, foram salvas 141 pessoas no mar português

A Marinha realça ainda «o apoio prestado pelos navios mercantes nas ações de busca e salvamento»

A Marinha Portuguesa, no primeiro trimestre de 2022, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, já coordenou 107 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 141 vidas salvas.

Na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, ocorreram, até ao momento, 57 ações em que foram salvas 68 pessoas.

Na área sob a coordenação do MRCC de Ponta Delgada, foram coordenadas em janeiro, fevereiro e março, 42 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 69 pessoas.

No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, já foram desencadeadas 8 ações das quais resultaram 4 vidas salvas.

A taxa de eficácia do serviço neste início do ano mantém-se superior a 99%.

​​​​​Para o sucesso do sistema de busca e salvamento, contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades, nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional (AMN), da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos e meios pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no Mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Protecção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos.

A Marinha realça ainda «o apoio prestado pelos navios mercantes nas ações de busca e salvamento, desviando-se das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Delgada».​

​Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo foram já reconhecidos nacional e internacionalmente com diversos prémios.

 

 

 



Comentários

pub