Moncarapacho celebra Páscoa com música clássica e festa do Cerro da Cabeça

Nos dias 16 e 18

Imagem de Arquivo – Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

Um concerto da Orquestra Clássica do Sul e a tradicional festa do Cerro da Cabeça vão ajudar a celebrar a Páscoa, em Moncarapacho, no concelho de Olhão.

No sábado, dia 16, às 19h00, a música clássica vai estar em destaque num concerto de entrada livre que vai ter lugar na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, em que serão evocados os 100 anos do nascimento do escritor José Saramago (1922/2010).

O espetáculo “As sete palavras do Homem – J. Haydn e J. Saramago”, é «baseado na obra-prima de Joseph Haydn, concebida no espírito de uma profunda convicção religiosa e que Haydn queria que fosse acessível a todos, independentemente da formação musical ou religiosa», segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta (UFMF).

 

 

«À excelência da música, junta-se a narrativa de um dos últimos textos de José Saramago, que foi escrito após um árduo trabalho de pesquisa para redigir “O Evangelho, segundo Jesus Cristo”. Rui Pinheiro, maestro titular, dirigirá a orquestra, tendo Pedro Monteiro como narrador dos textos do escritor», acrescenta a autarquia.

Na segunda-feira, dia 18 de abril, o Cerro da Cabeça volta a receber «aquela que é a maior tradição da Páscoa, na freguesia».
«Há mais de setenta anos – desde os finais dos anos 40 – que o Cerro da Cabeça, em Moncarapacho, é o local de encontro de muitas famílias e amigos, que na segunda-feira a seguir ao domingo de Páscoa, se reúnem no local logo pela manhã, para comer o folar e provar os primeiros caracóis do ano», revela a UFMF.

A iniciativa, organizada pela União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, inclui um baile com o músico Silvino Campos, com início às 15h30.

 

 



Comentários

pub