Manifestação “Parem a guerra! Salvem as crianças!” juntou centenas de pessoas em Albufeira

Ação social foi organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal (Núcleo Albufeira)

Perto de 200 pessoas da comunidade ucraniana, portuguesa e internacional juntaram-se, este domingo, 10 de Abril, na praça da Praia dos Pescadores, em Albufeira, para apelar ao fim da guerra na Ucrânia. 

Para chamar à atenção da comunidade portuguesa e internacional para a necessidade de ajudar a Ucrânia a parar a guerra e conseguir que mais nenhuma criança morra, na praça foram colocados 177 peluches que representam os brinquedos das crianças que morreram na guerra com a Rússia.

Entre as pessoas que se juntaram na praça estavam também refugiados ucranianos recém chegados a Portugal e várias famílias que os receberam.

«Eu cheguei a Portugal no dia 22 de Março. Acho importante estarmos ativos onde quer que estejamos depois de sair da Ucrânia. Procurem centros de recolha de ajuda humanitária, façam manifestações, angariação de bens, comprem medicamentos. O nosso país precisa de nós», apela Natalia Skomorokhova, refugiada em Albufeira.

«Nós queremos parar com esta guerra injusta que vitimiza crianças. As crianças estão a morrer à frente das mães e depois matam as mães. Parem a guerra. Nós estamos de coração cheio e queremos agradecer a Portugal e aos portugueses por estarem ao nosso lado neste tempo horrível e injusto. Nós estamos a sentir o vosso apoio», afirma Oksana Turyk, coordenadora da Associação dos Ucranianos em Portugal (núcleo Albufeira).

A Associação dos Ucranianos em Portugal tem núcleos em Lisboa, Funchal, Abrantes, Braga, Caldas da Rainha, Lagos, Viseu, Águeda, Vila Nova de Gaia, Santiago de Cacém, Leiria, Santarém, Évora, Marinha Grande e Albufeira. Em Albufeira, na Rua Alexandre Herculano há um centro de recolha e expedição de ajuda humanitária.

 

Fotos: Karolina Dunets 

 

 

 

 

 

 



Comentários

pub