Loulé vai ter Gabinete da Transparência e Combate à Corrupção por proposta do PSD

Moção foi aprovada pela AM louletana

Um proposta do PSD para a criação de um Gabinete da Transparência e Combate à Corrupção na Assembleia Municipal de Loulé foi aprovada na sexta-feira, dia 22, na mais recente reunião deste órgão autárquico louletano.

A moção foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, CDS e do CHEGA, e as abstenções do PS, Bloco de Esquerda, PAN e CDU.

Para o PSD, «sendo a Assembleia Municipal o órgão fiscalizador das atividades municipais do concelho, faz todo o sentido que esta possa acompanhar os trabalhos de fiscalização do cumprimento das regras relativas à contratação pública de bens, pessoas e serviços, assim como ao funcionamento eficiente dos serviços da Câmara Municipal».

Um dos objetivos deste gabinete passará igualmente pelo acompanhamento do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, um documento que existe na autarquia há já alguns anos, mas que, segundo Cláudio Lima, presidente do PSD Loulé, «não tem merecido a devida atenção por parte de quem gere a Câmara Municipal».

«É lamentável que o executivo da Câmara Municipal de Loulé e a bancada do Partido Socialista não tenham acompanhado o PSD num assunto de tão grande importância», sublinha Cláudio Lima.

«Temos vindo a registar um aumento do número de denúncias anónimas recebidas pelo PSD, dando conta de situações que podemos facilmente relacionar como práticas de corrupção. Não iremos compactuar com situações desta natureza e tudo faremos para que a população aumente os seus níveis de confiança nas instituições públicas», continuou.

«Queremos que a perceção do relacionamento com a Câmara, quer para requerer um licenciamento, concorrer a um procedimento de contratação pública, ou simplesmente pedir intervenção para a resolução do seu problema numa determinada área, aconteça de forma justa, séria e imparcial», acrescentou o presidente do PSD de Loulé.

«Não deixaremos que continuem a pairar suspeitas de fraudes ou favorecimentos, porque acreditamos que as práticas de uma minoria não devem prejudicar os muitos e bons funcionários que a Câmara Municipal de Loulé tem ao seu serviço», concluiu.

 



Comentários

pub