Loulé vai receber conferência sobre «os ofícios do têxtil e do vestuário na Idade Média»

Conferência realiza-se este sábado, 30 de Abril, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé “Professor Joaquim Romero Magalhães”

O Arquivo Municipal de Loulé “Professor Joaquim Romero Magalhães” vai receber este sábado, 30 de Abril, às 15h00, a conferência “Os ofícios do têxtil e do vestuário em Loulé na Idade Média”, apresentada por Joana Sequeira.

A ideia surge do facto de em Loulé, nos séculos XIV e XV, haver vários homens e mulheres que trabalhavam nos setores do têxtil e do vestuário, sendo responsáveis por vestir as gentes e as casas da vila.

Esta apresentação vai, de acordo com o município, ao encontro desses mesteirais, procurando perceber quem eram, que tipo de produtos fabricavam e «com que linhas se cosiam», isto é, como é que as suas atividades profissionais eram regulamentadas e fiscalizadas.

Joana Sequeira, apresentadora da conferência, é Doutora em História, tem publicado estudos sobre a produção, o comércio e o consumo têxteis em Portugal na Idade Média e, atualmente, é também Investigadora Auxiliar do Lab2PT, na Universidade do Minho, e Investigadora Corresponsável do projeto Medcrafts – Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média.

 

 

 



Comentários

pub