Loulé vai apoiar IPSS com um milhão para promover o desenvolvimento social do concelho

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Social de Loulé 2022 foi apresentado aos parceiros sociais

A Câmara de Loulé tem um milhão de euros para dar apoios ao desenvolvimento social a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, anunciou esta sexta-feira, dia 1 de Abril, a autarquia.

O executivo municipal apresentou ontem a 32 parceiros sociais que atuam no concelho de Loulé o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Social de Loulé 2022, «instrumento determinante para que as IPSS possam levar por diante as suas atividade» e que vem na senda dos programas que a Câmara Municipal de Loulé começou a desenvolver em 2016.

Estas entidades têm até final de Abril para realizar as candidaturas a este programa, que serão analisadas e submetidas a reunião de Câmara em Maio e Junho. Após esta validação, serão celebrados os contratos-programa. A execução das medidas decorrerá durante o segundo semestre do ano.

Das medidas previstas no plano, a Câmara de Loulé destaca cinco, desde logo uma que «diz respeito ao apoio às atividades correntes das instituições, que permitirá a cada entidade obter um apoio máximo de 20 mil euros».

A autarquia também dará apoios «à manutenção e renovação de edifícios e, por outro lado, à eficiência energética, de forma a melhorar as instalações das instituições, numa aposta que vai ao encontro das políticas de sustentabilidade promovidas pelo município».

Este ano também é contemplado «o apoio às obras de adaptação dos sistemas de controlo da legionela, uma situação de saúde pública que pode causar problemas às instituições e aos utentes».

«Foi igualmente abordada a questão da aquisição de equipamentos informáticos e outros equipamentos fundamentais para a instituição desenvolver as suas atividades,
assim como o apoio à aquisição de viaturas, destinado às instituições que fazem transporte de utentes ou apoio domiciliário e que necessitam de uma viatura para o desenvolvimento dessas respostas sociais. A última medida apresentada diz respeito a apoios extraordinários, nomeadamente a programas de apoio e emergência alimentar», concluiu a Câmara.

Na reunião com os parceiros, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, explicou que o objetivo destes apoios é garantir «que as IPSS sejam robustas, com boas condições para poderem prestar um trabalho social que é absolutamente imprescindível até porque queremos um concelho inclusivo, coeso e sustentável».

Dentro do tema da guerra na Ucrânia, o autarca deixou um pedido a todos os representantes sociais que participaram nesta sessão: «Se alguma das vossas instituições receber vítimas refugiadas da guerra peço a máxima atenção e o máximo carinho, olhem para a situação do ponto de vista humanitário, pois são pessoas que partiram das suas terras, onde tinham vidas organizadas e eram felizes».

Vítor Aleixo fez ainda um balanço daquela que tem sido a Estratégia Municipal de Habitação de Loulé, nomeadamente dos 12 pedidos de apoio gerados no âmbito da parceria com o IHRU, na ordem dos 15 milhões de euros, para resolver os problemas no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé deixou, por último, uma nota em relação às políticas para responder aos problemas dos idosos, bem como as novas abordagens para o envelhecimento ativo que tiveram um momento alto com a recente inauguração na aldeia de Alte do Observatório Nacional do Envelhecimento.

 

 



Comentários

pub