Loulé celebra 25 de Abril com inauguração da nova sede da Casa da Cultura

As comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos encerram com “Cantigas de Maio”, no Cineteatro Louletano, às 21h00

Foto de arquivo

Loulé vai celebrar o 25 de Abril com a inauguração, a partir das 17h00, do novo espaço da Casa da Cultura de Loulé. Carlos Albino, jornalista que teve um papel determinante na Revolução, é o convidado especial da sessão comemorativa, na parte de manhã.

O dia começa com o tradicional hastear da Bandeira Nacional, na Praça da República, com a participação dos Bombeiros Municipais e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

A partir das 10h30, no Cineteatro Louletano, a Assembleia Municipal de Loulé promove uma sessão comemorativa da Revolução. Este momento, aberto ao público, terá como convidado o jornalista Carlos Albino, figura que esteve diretamente ligada ao desenrolar dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974, por ter sido o responsável pela emissão da senha do início das operações militares que iriam derrubar o regime ditatorial, através do Programa Limite, na Rádio Renascença.

A leitura gravada da primeira estrofe da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, confirmou o golpe e o avanço das forças armadas. E é com o pensamento nesse dia que este louletano fará uma alocução nesta Assembleia sobre “As instituições democráticas”. A sessão contará ainda com intervenções dos presidentes do Município Vítor Aleixo, da Assembleia Carlos Silva Gomes e dos representantes dos partidos com assento parlamentar.

Os discursos serão intercalados por apontamentos musicais protagonizados pelo Grupo Music Kid e por elementos do Coro de Câmara e Coro das Seis do Conservatório de Música de Loulé.

Às 17h00, é inaugurada a obra de reabilitação do edifício do antigo Atlético Sporting Clube, que passará a ser a nova “casa” da Casa da Cultura de Loulé.

O imóvel localizado na Rua 5 de Outubro (“Rua das Lojas”) foi alvo de uma requalificação, permitindo criar na cidade mais um espaço virado para as atividades culturais, a par da presença desta associação que nasceu da efervescência cultural do pós-25 de Abril.

As comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos encerram com “Cantigas de Maio”, no Cineteatro Louletano, às 21h00. Em estreia nacional, o contrabaixista Bernardo Moreira faz uma homenagem a autores que marcaram a história social, política e cultural do país, como José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, e outros, trazendo músicos de nova geração.

Entre eles, João Neves um dos cantores mais promissores na cena musical portuguesa.

Paralelamente a Biblioteca de Loulé associa-se a estas celebrações para promover a atividade pedagógica para a comunidade escolar – Saber + a Ler – com um ciclo de ateliês temáticos que focam o Dia da Liberdade, nos dias 21, 22, 25 e 27 de Abril, bem como um concerto colóquio com Filipa Pais e Octávio Fonseca de homenagem a José Afonso, no dia 30, às 21h00.

«Não podíamos deixar de assinalar esta data marcante da nossa História que nos trouxe aos dias de hoje onde podemos celebrar livremente Abril e as suas conquistas, num contexto sociopolítico assente nos pilares da Democracia e no valor fundamental da Liberdade», considera Vítor Aleixo.

 



Comentários

pub