Loulé apela à população para «engrandecer» regresso da festa da Mãe Soberana

Programa da Festa Grande arranca às 10h00 deste domingo

Foto de Arquivo

A Câmara de Loulé está a apelar à colaboração da população para «engrandecer» o regresso da Festa Grande da Mãe Soberana, que se realiza este domingo, 1 de Maio, após dois anos de interregno devido à pandemia.

A autarquia solicita «a todos os residentes na cidade, em particular nas artérias que integram o percurso da Festa, que participem através da ornamentação das varandas e janelas com as tradicionais colchas e também com o lançamento de pétalas de flores (distribuídos aos moradores pela autarquia), no momento de passagem da procissão com a imagem da Nossa Senhora da Piedade».

O Município de Loulé lembra que «a Festa Grande é o momento alto das festividades da Mãe Soberana, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Loulé. A maior manifestação religiosa a Sul de Fátima é um evento que faz parte da identidade da comunidade louletana, fortemente enraizado na cultura, tradições mas sobretudo na essência dos louletanos enquanto povo».

Para além disso, realça a Câmara Municipal, «é um dos principais cartazes turísticos deste concelho e um momento dinamizador da economia local, em particular do setor da restauração e hotelaria».

O programa deste domingo da Festa Grande arranca pelas 10h00, com a celebração da Missa Solene, na Igreja de S. Francisco, onde decorrerá também o 28º Encontro do Povo de Cabo Verde.

A imagem da padroeira sairá então, em procissão, em direção ao Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, onde, às 15h30, decorre a Missa
Campal.

A Grande Procissão vai percorrer as principais ruas da cidade e «culminará com o momento apoteótico da subida íngreme ao Santuário, com os homens do andor a carregarem o pesado andor, quadro único que emociona não só os louletanos mas todos os que visitam a cidade para assistir à Festa da Mãe Soberana», acrescenta a autarquia.

Às 23h30, junto à Ermida, decorre um espetáculo de fogo de artifício.



Comentários

pub