Loulé acolhe semana de campo do mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais da UAlg

Há sessões abertas ao público em geral

A Semana de Campo do Mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais da Universidade do Algarve (UAlg) decorre de 18 a 22 de Abril, no concelho de Loulé.

Esta iniciativa, fruto do acordo específico de colaboração entre o Município de Loulé e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, contará com a presença de diversos especialistas nas áreas científicas do curso.

Estão previstas visitas de campo, trabalhos práticos e seminários, com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, com especial ênfase nas temáticas das unidades curriculares de Ordenamento do Território e de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural.

A Semana arranca às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do autarca Vítor Aleixo, do reitor da UAlg Paulo Águas, e do diretor regional de Agricultura do Algarve Pedro Valadas Monteiro, para as boas-vindas aos participantes. Na parte da tarde, a partir das 14h30, no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreio, em Querença, decorre uma sessão de trabalho prático com os alunos sobre ordenamento do território, com a docente Carla Antunes.

Na terça-feira, dia 19, em Querença, a manhã será preenchida com mais um momento prático, desta vez sobre a PAC – Política Agrícola Comum, apresentado pela professora Maria de Belém Freitas. E às 14h30, Júlio de Sousa, diretor municipal, e Joaquim Mealha, técnico da autarquia, irão falar aos alunos sobre os problemas e potencialidades do espaço rural no concelho de Loulé.

Para quarta-feira, dia 20, estão previstas quatro apresentações no auditório de Querença: “Novo ciclo de Políticas Florestais em Portugal”, por Miguel Freitas (10h30), “Uma experiência de Desenvolvimento Rural – o PRGP do Pinhal Interior Sul”, por Raul Jorge (11h30), “A Agenda de Inovação para a agricultura 20|30: contexto, desafios e políticas”, por Pedro Reis (14h30) e “Os desafios da relação da agricultura com o território – o caso do Alentejo”, por Teresa P. Correia (15h30).

Helena Guimarães traz uma sessão sobre processos participativos, na manhã de quinta-feira, seguindo-se, à tarde um dos momentos altos desta Semana: a visita à emblemática Quinta do Freixo, em Benafim, um espaço rural dirigido há mais de três décadas por Conceição Cabral.

O evento encerra na sexta-feira, com duas sessões temáticas apresentadas por dirigentes do Município de Loulé. Às 9h30, na Sala da Assembleia Municipal, Jack Alpestana irá falar sobre ordenamento e planeamento. Às 14h30, em Querença, é a vez de Lídia Terra apresentar a experiência de Loulé no campo da sustentabilidade e ação climática.

As sessões de terça-feira à tarde, quarta-feira durante todo o dia e sexta-feira à tarde são abertas ao público em geral que terá aqui a oportunidade de acompanhar intervenções de especialistas sobre uma matéria de grande relevância para o contexto regional, em particular para o seu interior.

 



Comentários

pub