Lagos volta a acolher torneio internacional de patinagem de velocidade

Este é o maior evento do género da Península Ibérica

Mais de meio milhar de patinadores, em representação de cerca de uma centena de clubes de 16 países vão participar no «maior torneio internacional de patinagem de velocidade da Península Ibérica», que também é a segunda etapa da Taça da Europa 2022, começa na sexta-feira, dia 8, e termina no domingo, dia 10, em Lagos.

A primeira fase da competição, promovida pelo Roller Lagos Clube de Patinagem e apoiada pelo município, decorre a 8 e 9 de Abril na pista da Escola Secundária Júlio Dantas, «com velocidades a rondar os 50 quilómetros por hora», segundo a Câmara de Lagos.

Na manhã do dia 10 (domingo) a prova passa para a Avenida dos Descobrimentos, onde terá lugar a prova dos 100 metros, a «mais rápida da modalidade de patinagem de velocidade» e a maratona, a mais longa, «com seis voltas à cidade de Lagos».

O torneio Terras do Infante contará com a participação «de diversos campeões e ex-campeões mundiais e europeus que vêm fazer a sua estreia nesta época em Lagos».

Os principais candidatos à vitória e figuras mais consagradas são, no caso das provas de longa distância, Martin Ferrié (França), bicampeão mundial de maratona e 15Km a eliminar, Nolan Bediaf (frança), campeão mundial de 10Km pontos, Peter Michael (Nova Zelândia), multicampeão mundial e especialista em provas a eliminar, Patxi Peula (Espanha), campeão europeu e mundial, e o lacobrigense Diogo Marreiros, quatro vezes campeão europeu em 2021, acompanhado pelos seus colegas de clube, Miguel Bravo e Martyn Dias.

Já nas provas curtas masculinas, destacam-se Jhoan Guzman (Espanha), considerado o “Usain Bolt” da patinagem, sendo o mais rápido do mundo em 100m, «que tentará, na Avenida dos Descobrimentos, baixar dos 10 segundos», e Simon Albrecht (Alemanha), campeão europeu e um dos mais fortes patinadores do pelotão internacional.

Do lado feminino, destaque para a forte “armada francesa” formada por Manon Fraboulet, Marine Balanant e Marine Lefeuvre, mas também para as participantes oriundas da Holanda, Espanha e Alemanha e da vencedora de outras edições do Torneio Terras do Infante, a colombiana Aura Quintana.

«Nas provas curtas, contaremos com a presença da multicampeã europeia Mathilde Pedronno (França), da campeã europeia e mundial Laethisia Schimek (Alemanha), da campeã mundial júnior 2019 Nerea Langa e da medalhada Luiza Gonzalez (Espanha)», acrescenta a organização.

Além dos atletas da casa, Portugal também será representado pelo vice-campeão mundial júnior Marco Lira (CRD Prazeres da Madeira) e pelos vice-campeões europeus juvenis Miguel Monteiro e Jéssica Rodrigues (Madeira).

«A prova do dia 10 de Abril obrigará ao encerramento ao trânsito nas duas faixas da Avenida dos Descobrimentos, entre as 8h00 e as 10h30, entre os Bombeiros Voluntários de Lagos e o Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, sendo que entre as 10h30 e as 14h00 manter-se-ão constrangimentos de trânsito nesta via que podem ser consultados aqui.

 

 



Comentários

pub