Lagos promove Simpósio de História e Arqueologia Náutica e Subaquática

Para dar a conhecer a investigação realizada no concelho

Lagos vai  acolher amanhã, dia 13, às um Simpósio de História e Arqueologia Náutica e Subaquática, onde será apresentada publicamente a investigação realizada na costa lacobrigense, nesta área.

A iniciativa, que decorrerá no auditório Paços do Concelho Séc. XXI, resulta de um protocolo estabelecido em 2016 para o estudo, divulgação, salvaguarda e valorização do património e é organizada pelo Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa  e pela Câmara Municipal de Lagos.

«Durante séculos, a praça-forte e a vila de Lagos funcionaram como ponto de apoio à navegação que, ora escalava, ora singrava ao largo do Barlavento Algarvio, numa área que ia de Odeceixe até para lá de Portimão. Batalhas, tempestades, nevoeiros, erros de rota e ataques de corsários levavam ao encalhe, à colisão ou ao afundamento de centenas de navios», descreve a Câmara de Lagos.

«Para além de documentação em arquivo, todas estas perdas de navios geraram potenciais sítios de património cultural subaquático, monumentos submersos, hoje em dia com elevado valor científico, patrimonial e turístico, acrescenta.

Este primeiro simpósio «irá refletir sobre a investigação efetuada até ao momento, partilhando os resultados com a comunidade. Em adição, pretende tornar cada vez mais aberta e acessível a ciência produzida na região do Algarve, sendo também apresentada publicamente a Base de Dados dos Naufrágios Históricos do Barlavento Algarvio por Alexandre Monteiro».

Com entrada livre, o evento contará com abertura de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e de Rosa Varela Gomes, diretora do IAP. As apresentações incidirão sobre o “Balanço dos trabalhos efetuados de 2006 a 2008 em Lagos e novas perspetivas” (Filipe Castro) e “Património Cultural Subaquático do período contemporâneo: A Segunda Guerra Mundial em águas do Algarve “ (Paulo Costa).

 

 



Comentários

pub