Lagoa apresenta um “Romeu & Julieta” relacionado com «a sociedade de hoje»

Do coreógrafo Daniel Cardoso

O bailado “Romeu & Julieta”, da companhia de dança Quorum Ballet, vai ser apresentado no auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, no dia 30 de Abril, às 19h00, como forma de celebrar o Dia Mundial da Dança.

Neste espetáculo, o coreógrafo Daniel Cardoso volta a trabalhar um grande clássico, relacionando-o «com a vida e a sociedade de hoje», como já havia feito com “Lago dos Cisnes” e “Sagração da Primavera”.

«O coreógrafo assume desta vez o desafio de apresentar uma nova criação inspirada em “Romeu e Julieta”, uma das obras mais conhecidas de Shakespeare, e indubitavelmente um dos clássicos mais revisitados da história da literatura dramática», segundo a Câmara de Lagoa.

Nesta abordagem «procura desafiar-se a centralidade de Romeu e Julieta: multiplicados numa visão contemporânea, numa arena em que todos sem exceção, passam a ser Romeus e Julietas».

«Num universo onde individualmente, todos os homens e mulheres se cruzam de alguma forma no percurso simbólico destas personagens, e experimentam diversas formas de amar. Destaca-se ainda a noção de aleatoriedade, ou destino, neste grande palco da esfera social, em que o encontro do Amor genuíno pode transformar-se num incontrolado jogo do acaso», acrescenta a autarquia.

«Mas sobretudo, procura resgatar-se o espaço para reencontrar o Amor na sua essência mais humana e crua. A sua força irredutível e capital. O seu poder universal. Porque, independentemente das nossas diferenças culturais, sociais e individuais, há algo em que podemos ser unânimes: na fé de que a condição humana seria inconcebível sem o Amor. O Amor que nos alimenta e simultaneamente nos consome, que nos orienta e faz perder, que pode ser tão imenso quanto o imensurável mundo interior de quem ama», conclui.

Os bilhetes para este espetáculo custam 8 euros, com 20% desconto para quem tenha passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2021, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa.

Podem ser comprados online, nas bilheteiras da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.

 



Comentários

pub