Já abriram as inscrições para a «maior Rota do Petisco de sempre»

Este ano há duas novidades: a Rota da Memória e a Rota das Adegas

Depois de ser considerado o melhor projeto de turismo gastronómico do país, a Rota do Petisco já começou os preparativos para a sua 12.ª edição, com a abertura das inscrições para estabelecimentos de toda a região.

«Parece mentira, mas a Rota está de volta!» Foi assim que a associação organizadora do evento, a Teia D’Impulsos, anunciou na sexta-feira (1 de Abril, Dia das Mentiras) a abertura oficial das inscrições para a Rota do Petisco 2022, agendada de 14 de Setembro a 16 de Outubro.

Os estabelecimentos que se queiram inscrever têm até dia 30 de Junho para o fazer, numa das diversas modalidades da Rota.

Entre um “Petisco” ou “Doce Regional”, a ideia é que a ementa apresentada por cada estabelecimento tenha por base a confecção com produtos locais e receitas inspiradas na gastronomia típica algarvia e portuguesa.

Cada estabelecimento poderá ainda optar por apresentar, adicionalmente, uma Opção Vegetariana para conquistar ainda mais petiscadores.

De regresso, estão também a Rota dos Chefs, ou seja, pratos de autor que se esperam inovadores e baseados em produtos regionais, e a Rota do Mundo, que oferece a possibilidade de conhecer e degustar sabores de outras paragens distantes, levando este roteiro gastronómico ainda mais além.

 

 

Em 11 anos de evento, a Rota do Petisco sempre procurou inovar e este ano não é exceção. «As novidades passam pelo lançamento da Rota da Memória, com o desafio aos estabelecimentos para que possam recriar petiscos tradicionais de outros tempos, e a Rota das Adegas, onde vamos aliciar os petiscadores a descobrirem as adegas e os vinhos do Algarve», desvenda o coordenador do evento, Nuno Vieira.

Ingredientes não faltam para fazer desta a melhor edição de sempre do evento que foi considerado Prémio Nacional de Turismo Gastronómico 2021, uma iniciativa do Expresso e do BPI.

Nuno Vieira afirma: «esperamos que seja, mais uma vez, uma iniciativa que traga muito sabor e animação a todo o Algarve, este ano com esta responsabilidade acrescida» do reconhecimento nacional da Rota do Petisco.

Depois de duas edições marcadas pelas restrições da pandemia, «em 2022, estamos a trabalhar para a maior Rota de Sempre, que consiga chegar aos quatro cantos do Algarve, e que possa voltar a ter eventos de animação de rua e outras iniciativas que coloriam o projeto», assegura o responsável.

 

 

A Rota Solidária, iniciativa integrada no evento, também já conta com inscrições abertas – até 9 de Junho – para projetos de instituições sociais e solidárias do Algarve.

O valor de 1,5 euros que os petiscadores pagam pelo Passaporte que dá acesso à Rota do Petisco reverte na íntegra, todos os anos, para os projetos apoiados.

Em 2022, celebra-se o Ano Europeu da Juventude e a Teia D’Impulsos decidiu ser este o tema central da Rota Solidária deste ano.

Assim, as instituições deverão apresentar projetos nas áreas específicas do combate à discriminação social, racial e de género; promoção da saúde mental dos jovens e voluntariado jovem.

Para mais informações, inscrições para a Rota do Petisco e Rota Solidária e respetivos regulamentos, poderá aceder ao website oficial do evento clicando aqui, entrar em contacto através do email [email protected] e pelos telefones 910 174 814 e 966 467 870.

 

 


A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.
A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo com origem na cidade de Portimão que consiste num roteiro gastronómico, envolvendo estabelecimentos de restauração organizados por zonas geográficas distintas.A decorrer desde 2011, a Rota do Petisco tem crescido de ano para ano. Com uma adesão de 31 estabelecimentos de Portimão na primeira edição, a Rota registou em 2020 a maior abrangência de sempre, com 231 restaurantes aderentes, distribuídos por 13 concelhos do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Monchique, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.

Dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos (TDI), com o apoio de várias entidades locais públicas e privadas, a Rota do Petisco visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.

 

 



Comentários

pub