IPMA coordena projeto de educação em geociências costeiras e marinhas

Apresentação pública aconteceu a 8 de Abril no Centro Ciência Viva de Tavira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Centro Ciência Viva de Tavira (CCVT) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), realizou uma sessão de apresentação pública do projetoEDUCOAST – Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza”, financiado pelo Programa Crescimento Azul EEA Grants, na área da Educação.

A sessão de apresentação pública do Projeto EDUCOAST decorreu a 8 de Abril no Centro Ciência Viva de Tavira. Além do IPMA, estiveram presentes representantes do operador do programa – Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), Câmara Municipal de Tavira e Junta de Freguesia de Tavira, os parceiros do projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH-Algarve, APA), bem como professores de escolas da região.

O projeto EDUCOAST conta com um financiamento de cerca de 225 mil euros e irá desenvolver-se na Estação do IPMA de Tavira, que inclui sapal, dunas, canal, ilha barreira e praia.

Além destas características, a estação possui ainda um laboratório de investigação equipado com instrumentação de última geração, dedicado ao estudo dos sedimentos, financiado na sua maioria pelo Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (EMSO-PT). 

O projeto tem como objetivo estender a vertente de investigação do IPMA de modo a incluir educação e formação na área das geociências costeiras e marinhas, através da realização de programas formais e informais, para investigadores, educadores e estudantes (de vários graus de ensino e formação profissional).

Visitas de escolas do ensino básico e secundário, formação para alunos do ensino politécnico e universitário, formação para empresas marítimo-turísticas e professores são algumas das atividades do projeto.

 



Comentários

pub