Impacto da requalificação da EN2 entre São Brás e a A22 está em consulta pública

Serão construídos dois novos troços de 500 e 400 metros, entre São Brás e os Machados

A obra de requalificação da EN2 entre São Brás de Alportel e a ligação à A22 terá «impactes negativos», mas é «ambientalmente viável», segundo o resumo não técnico da Avaliação de Impacte Ambiental desta intervenção, que está em consulta pública até ao dia 18 de Maio, no site Participa.

Nas conclusões do estudo são apontadas consequências negativas «para a biodiversidade, património, ordenamento do território» e «condicionantes ao uso do solo, paisagem, componente social e usos dos solos (com especial incidência na fase de construção)».

Ainda assim, os autores do estudo concluem que o «projeto em análise é ambientalmente viável e potenciador de diversos impactes positivos», entre os quais se destacam «a melhoria das condições de acessibilidade, circulação e segurança», bem como o «encurtamento de tempos/distância na ligação à A22 e consequentemente à rede viária estruturante da região do Algarve».

O facto de este projeto aproveitar, na sua quase totalidade, o traçado já existente da EN2, embora com melhorias e alargamento em algumas zonas, contribui, na visão dos responsáveis pela avaliação, para que os impactos da obra sejam menores.

Como o Sul Informação já tinha dado conta, o projeto desenvolve-se, em quase toda a sua extensão, no atual traçado da EN2 e prevê a criação de nove rotundas, dois novos troços e três faixas para lentos, que permitirão ultrapassagens.

Nos documentos disponibilizados para consulta pública, nomeadamente nas peças desenhadas, é possível perceber que o projeto prevê a criação de novos troços, um deles de cerca de meio quilómetro junto à povoação da Calçadinha, com início numa nova rotunda a menos de 200 metros da que faz a interligação entre a EN2 e a N270 que dá acesso a Loulé e a Tavira, à entrada de São Brás de Alportel: o quilómetro zero da intervenção.

Poucas centenas de metros mais à frente, para quem “desce” em direção a Faro, começa o segundo novo troço, de 400 metros, que termina noutra nova rotunda, situada na zona da Gaifona.

Entre estas duas novas rotundas, o percurso de cerca de um quilómetro contempla uma zona a pensar em trânsito de lentos, com duas faixas no sentido Faro-São Brás e apenas uma no sentido contrário.

O projeto também prevê a criação de rotundas à entrada e à saída dos Machados.

As outras duas faixas para lentos situam-se após esta localidade, uma com cerca de um quilómetro, com duas faixas no sentido São Brás-Faro, e outra, contígua, de cerca de 800 metros, com duas faixas no sentido oposto.

Também se destacam as rotundas que serão criadas no cruzamento que dá acesso à Bordeira e na zona do Coiro da Burra, na interseção que dá acesso a Estoi e ao Mercado Abastecedor de Faro.

 

 

 



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