Futuro do basquetebol português faz a festa em Albufeira

A Festa conta com quase 10 anos de existência

A animação começou quando as equipas chegaram este sábado, 9 de Abril, à estação ferroviária das Ferreiras. Se para muitos, esta foi a primeira vez que visitaram o Algarve, para outros era um regresso há muito desejado. A Festa do Basquetebol voltou a Albufeira e trouxe com ela jovens atletas que partilham a paixão por este desporto. 

Ainda mal refeitas da viagem, as 72 equipas rumaram à cidade de Albufeira para a cerimónia de abertura. À sua espera, na Praça dos Pescadores, estavam centenas de pessoas.

Além dos familiares, a cerimónia de abertura contou com presenças de peso: José Carlos Lima, coordenador Nacional de Ética no Desporto, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, e Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira.

Este ano, a cerimónia foi abrilhantada não só pelo lince ibérico Blitz, como pela sua nova namorada: a Tiry.

 

 

Sem ninguém esperar, as mascotes chegaram num veículo da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira. Os milhares de jovens logo se animaram.

Quem também não escondia a satisfação pelo regresso da Festa do Basquetebol era Manuel Fernandes.

«Sinto me feliz por pertencer à organização desta festa, porque este é o evento, do género, de maior dimensão em Portugal e isso é muito gratificante. É um exemplo de referência para todos os desportos», disse ao Sul Informação o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

«A maior satisfação é ver o colorido, a alegria e o entusiasmo dos rapazes e raparigas que um dia ambicionam ser jogadores das nossas seleções nacionais e representar os nossos principais clubes», acrescenta.

 

 

A Festa também serve para os selecionadores observarem as novas estrelas do basquetebol, tendo em conta que «esta é a maior amostra dos futuros talentos do basquetebol português», resume.

E foi para isso mesmo que serviram os muitos jogos, espalhados por sete pavilhões do concelho de Albufeira.

Na abertura das competições, no dia 10, a equipa do Algarve sub-16 masculinos entrou em grande, vencendo contra a Madeira por 57-44.

No final, o treinador algarvio era um homem feliz.

«O primeiro jogo tem sempre aquela emoção, tanto para a equipa de casa, como para a de fora. Os meus jogadores estiveram à vontade, deixaram tudo em campo e conseguiram um bom resultado. A Madeira provocou-nos algumas dificuldades, mas, no final, ganhámos», disse.

Com a vitória inaugural, a alegria dos jogadores algarvios era notória, sentimento partilhado pelas jovens basquetebolistas do Alentejo.

 

 

É que os sub-16 femininos do Alentejo também venceram, sem hipótese, a equipa de Bragança por 60-12, no segundo jogo desse dia.

Nem mesmo a pandemia, e as dificuldades de preparação, beliscaram a prestação das jogadoras. «As atletas  fizeram o melhor que conseguiram e acabámos por ganhar e nos divertir», disse o treinador Rui Pechincha ao nosso jornal.

Em competição, estão jogadores de Sub14 (feminino e masculino) e Sub16 (masculino e feminino).

O último dia será esta quinta-feira, dia 14, com a disputa das finais.

Ganhe quem ganhar, há uma certeza: o basquetebol juvenil já venceu, neste regresso a Albufeira.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 



 

Comentários

pub