Escolas de Montemor-o-Novo iniciam projeto piloto de compostagem

Programa “Biobairros” já está em ação

As escolas de Montemor-o-Novo já iniciaram um projeto piloto de compostagem. Na Escola Secundária e na Escola Básica de São João de Deus foram instaladas duas “ilhas de compostagem”, constituídas por três contentores para reciclagem dos resíduos orgânicos. 

Estes contentores permitem que as cascas e restos de legumes produzidos nas cantinas destas escolas sejam previamente separados pelas funcionárias, que os colocam diariamente no compostor. Depois, semanalmente, uma equipa do município procede às tarefas de monitorização: revolvimento dos resíduos, verificação de humidade e temperatura, adição de ramos e folhas secas, entre outros.

A preparação deste projeto contou com a experiência e dados recolhidos na Escola de São Mateus onde, há vários anos, se realiza a compostagem dos resíduos da cantina escolar. Agora, o objetivo é «demonstrar a possibilidade de reproduzir esta solução nas duas maiores cantinas escolares do concelho de Montemor-o-Novo».

A iniciativa de compostagem trata-se de uma ação piloto incluída no Programa Biobairros – Da Terra à Terra, que tem, segundo o município, o objetivo de valorizar a matéria orgânica (cascas, restos de fruta e legumes, folhas, ervas, relva, etc.).

 

 



Comentários

pub