Empresários e agentes turísticos debatem Estratégia de Turismo Conjunta da Eurocidade do Guadiana

Debate engloba ainda responsáveis por equipamentos públicos e responsáveis municipais

Mais de meia centena de empresários, agentes turísticos e responsáveis de equipamentos participaram nos primeiros quatro grupos de trabalho da Estratégia de Turismo Conjunta para os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, promovida pela Eurocidade do Guadiana.

As sessões, que decorreram na Biblioteca Municipal e no edifício das Piscinas Municipais de Vila Real de Santo António, foram coordenadas pelo grupo de trabalho da Universidade do Algarve e centraram- se no turismo desportivo, náutico, natureza e patrimonial.

Francisco Amaral, presidente da Eurocidade Guadiana e da Câmara Municipal de Castro Marim, salientou a importância de ouvir os cidadãos para melhor responder às necessidades e relevou atividades desta natureza para que os trabalhos a realizar vão ao encontro das necessidades dos municípios.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Ricardo Cipriano, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que contar com a presença e participação de todos os agentes turísticos pressupõe um valor acrescentado para todo o processo de elaboração da Estratégia de Turismo.

 

O professor Adão Flores, da Universidade do Algarve, membro do grupo de trabalho de Turismo no projeto EuroGuadiana 2020, foi o dinamizador do workshop sobre produtos turísticos, que antecipou as sessões de trabalho. Também foi realizada uma apresentação dos trabalhos que se desenvolveram para o projecto cultural Território Museo, por parte da técnica da Eurocidade Núria Guerreiro.

As sessões de participação cidadã e a apresentação das atividades que têm vindo a ser realizadas em matéria turística da Eurocidade do Guadiana continuarão na próxima terça-feira, 26 de abril, em Ayamonte, com os grupos especializados em turismo de sol e praia, assim como os debates sobre os possíveis modelos de governança do destino.

A Estratégia de Turismo Conjunta para a Eurocidade desenvolve-se no seio do projeto EuroGuadiana 2020, co-financiado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. Estes encontros presenciais sofreram diversos atrasos devido às restrições sanitárias em ambos os países durante os últimos dois anos.

 



Comentários

pub