Construção do Hospital Central do Algarve está inscrita no programa de Governo

Para o PS/Algarve, a inscrição da construção desta unidade no programa é um «caminho sem retorno»

A construção do Hospital Central do Algarve está inscrita no programa de Governo que começa a ser discutido esta quinta-feira, 7 de Abril, na Assembleia da República.

Para o PS/Algarve, a inscrição da construção desta unidade no programa é um «caminho sem retorno» e responde «ao mais importante dos compromissos» dos socialistas algarvios.

Luís Graça, presidente do PS/Algarve, sublinha ainda que o reforço do Serviço Nacional de Saúde, designadamente ao nível dos cuidados de saúde de proximidade, é outro dos aspectos que o PS Algarve vê como muito positivo: «a saúde é a prioridade das nossas prioridades».

«Temos que avançar com o novo Hospital Central como elemento de resposta altamente diferenciada em matéria de cuidados de saúde mas temos que simultaneamente aproveitar os recursos financeiros colocados ao dispor de Portugal pela União Europeia para melhorar a qualidade e a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários», diz.

Neste âmbito, o PS Algarve destaca os compromissos assumidos no Programa de Governo em matéria de alargamento a todos os centrado e saúde (ACES) da capacidade para realização dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica mais comuns, bem como a criação de mais unidades de saúde familiar procurando que 80% da população fique com cobertura deste tipo de resposta de proximidade e a revisão dos incentivos à fixação de médicos para zonas carenciadas.

Os socialistas algarvios sublinham ainda o compromisso expresso com a execução do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, de forma a garantir água em qualidade e quantidade na região e a coincidência de objetivos em relação à conclusão do processo de transferência de competências para as CCDR, «com o objetivo final de em 2024 avançar com o referendo à regionalização que conduza à criação da tão desejada Região Administrativa do Algarve».

 



Comentários

pub