Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA levou crianças ao Zoomarine e sala Snoezelen

Centro de Desenvolvimento foi criado formalmente em 2011 no polo de Faro, e em Fevereiro de 2021 passou a integrar o polo de Portimão

O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA levou, durante este mês, crianças ao Zoomarine e à sala Snoezelen da Espiral de Vontades, Associação de Apoio a Desfavorecidos, em Monchique, em mais uma série de terapias complementares às aplicadas no Centro.

No sábado, 9 de Abril, decorreu um evento no Zoomarine com a participação de 17 crianças, seguidas nos polos de Faro e Portimão do Centro de Desenvolvimento Pediátrico (CDP), acompanhadas pelos seus cuidadores e por uma equipa de profissionais.

De acordo com a coordenadora do CDP, a neuropediatra Carla Mendonça, «as crianças cumpriram um programa diversificado com manifesto agrado de todos. Foi feita uma visita pedagógica aos animais marinhos com presença no momento da alimentação e demonstrações com golfinhos, leões marinhos e focas».

«Seguiu-se um lanche convívio, com a participação de um músico terapeuta ocupacional, que promoveu a interação das crianças com vários instrumentos musicais, prosseguindo-se com o tradicional jogo de caça aos ovos da Páscoa. A sessão culminou com a participação ativa das crianças na plantação de uma árvore Ginkgo Biloba, sendo esta árvore considerada um fóssil vivo, símbolo de coragem, força, resiliência e paz, com este gesto pretendemos homenagear as crianças do Centro», acrescenta.

Na segunda-feira, dia 11 de Abril, decorreu uma visita à sala Snoezelen da Espiral de Vontades, Associação de Apoio a Desfavorecidos, em Monchique, com a participação de 12 crianças acompanhadas pelos seus cuidadores e equipa de profissionais.

Esta sala de exploração sensorial, utiliza as luzes, sons, cores, texturas e aromas em contexto terapêutico, promovendo aprendizagens, socialização, relaxamento e regulação emocional, entre outros.

«Com estas atividades pretende-se, ainda, promover a partilha de experiências, fomentar a solidariedade e melhorar a interação entre os pais ou cuidadores com as equipas profissionais, no sentido de gerar mais confiança e combater o sentimento de isolamento», explica a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Pediátrico.

Ainda durante o mês de Abril, integrado no programa anual de desporto adaptado desenvolvido pelo Centro, houve a participação no 1.º Torneio de Paddel Adaptado, promovido pela APATRIS, a que segue o mini-golfe promovido pela APEXA, no dia 29 de Abril.

Na próxima sexta-feira, dia 22, o Centro de Desenvolvimento Pediátrico, promove ainda um passeio na Ria Formosa destinado a pais recentes e aos seus bebés, onde serão acompanhados por uma educadora e terapeuta ocupacional.

O objetivo é incentivar o uso do método canguru e dar a conhecer os benefícios do mesmo, possibilitando a partilha de experiências parentais e promovendo a saúde e bem-estar na natureza.

O Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA convida todos os pais, com crianças até um ano, que se queiram juntar a este passeio, sendo o ponto de encontro junto à Rotunda do Caranguejo, na estrada para a Ilha de Faro, às 10h00.

Este Centro de Desenvolvimento foi criado formalmente em 2011 no polo de Faro, e em Fevereiro de 2021 passou a integrar o polo de Portimão. Além da integração multidisciplinar interna, constituída por profissionais de diversos Serviços, o centro assegura a articulação com outras estruturas de saúde, instituições e comunidade em geral.

Comentários

pub