Celebrações da Semana Santa em Tavira contam com comunidade ucraniana algarvia

Celebrações terminam no Domingo de Páscoa

{Play

Este ano, as celebrações da Semana Santa na Paróquia de Tavira estão a contar com o envolvimento dos ucranianos que vivem no Algarve. No domingo de Ramos, 10 de Abril, realizou-se uma procissão em que o andor foi carregado pelos elementos da comunidade ucraniana residente no concelho.

Miguel Neto, pároco da cidade, aproveitou a ocasião para apelar à união na defesa da paz.

«Se todos nos unirmos em defesa das nossas vidas, na defesa de tantas anónimas vidas terminadas, estragadas, revoltadas pela guerra, talvez consigamos alguma coisa por todos», salientou o sacerdote.

«Os ucranianos já o começaram a fazer», estando «a proteger a terra que lhes coube neste mundo e onde podem mostrar a sua identidade e organizar a sua vida, sem fazer mal a nenhum outro povo», defendendo-se «da loucura de um homem que nos odeia, que odeia a nossa vida pequena e desconhecida, mas de paz e de trabalho, feito para existirmos, para vivermos», disse ainda o pároco.

De acordo com a paróquia de Tavira, toda a Semana Santa será marcada por esta nota de solidariedade. Na sexta-feira Santa, 15 de Abril, às 21h00, a comunidade ucraniana volta a participar na Procissão do Senhor Morto, estando presente o padre Oleg Trushko, assistente da comunidade ucraniana grego-católica no Algarve.

As celebrações terminam no domingo de Páscoa, 17 de Abril, às 10h00, com a Procissão da Ressurreição, onde será abençoada a cidade de Tavira e onde se irá «rezar pelas cidades mártires da Ucrânia, como Mariupol, pelas pessoas que nada têm, pelos que estão doentes e pelos que morreram, para que Cristo lhes garanta a ressurreição, que se celebra no dia de Páscoa», afirma o sacerdote.

As celebrações são organizadas pela Paróquia de Tavira, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Irmandade do Carmo de Tavira e têm o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

 

 



Comentários

pub