CCDR do Algarve e Fórum Oceano juntam-se para promover o crescimento azul

Ao abrigo do projeto “Atlazul”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Fórum Oceano vão trabalhar em parceria para promover o crescimento azul e a economia do mar, ao abrigo do projeto “Atlazul”.

Numa primeira fase, focada nas «escolhas e mobilização de entidades e empresas», as opções de trabalho «serão centradas no conhecimento, investigação e ciência, nos portos e infraestruturas portuárias, na aquicultura e algas, na reparação e construção naval».

Após a reunião de arranque do projeto e da parceria entre a CCDR do Algarve e o Fórum Oceano está agora prevista uma sessão pública no final de Maio.

Esta iniciativa, realizada no quadro da cooperação transfronteiriça entre as regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia, visa «identificar desafios e oportunidades, bem como criar redes que promovam a especialização da área transfronteiriça em Crescimento Azul», segundo a CCDR.

Outro objetivo geral do “Atlazul”  é «desenvolver ações inovadoras no campo das políticas de crescimento azul relacionadas aos processos metabólicos que forneçam novas soluções com apoio digital e a melhoria do conhecimento terrestre e marinho».

 

 

O projeto «integra os objetivos da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EuroAAA), com a participação adicional da Galiza, e visa aprofundar as oportunidades, promovendo políticas de Crescimento Azul que explorem as sinergias derivadas das relações construtivas entre os diferentes setores que operam neste domínio».

Quanto a objetivos específicos, pretende-se obter «sinergias entre setores da economia azul, explorando novas oportunidades de investimento empresarial e a melhoria da competitividade das empresas envolvidas, nos domínios da pesca e da aquicultura, do turismo costeiro, da reparação e construção naval, e da biotecnologia» e garantir a «recolha e transferência de conhecimento nos domínios da pesca, aquicultura, turismo, portos e biotecnologia».

O “Atlazul” também visa a «identificação do potencial de crescimento azul em cada região, coordenação e complementaridade de Estratégias Regionais de Crescimento Azul e formas adequadas de governança», bem como o «estabelecimento de uma Aliança Marítima Atlântica entre os territórios participantes e criação dos respetivos Conselhos Regionais de Crescimento Azul».

 

 

 



Comentários

pub