Castro Marim lança programa de ginástica sénior

“Toca a mexer” começa a 11 de Abril

“Toca a Mexer”, um programa de ginástica e relaxamento que quer garantir a manutenção da atividade física, mobilidade e autonomia dos idosos, começa em Castro Marim no dia 11 de Abril com aulas semanais, personalizadas e totalmente gratuitas.

A promoção da autonomia e de um envelhecimento ativo e saudável é a principal meta deste plano desenvolvido exclusivamente para a população sénior residente nesta região algarvia. «O objetivo é aumentar a prática e manutenção da atividade física diária, com dinamização de exercícios que promovam a força músculo-esquelética, mobilidade, coordenação motora, estabilidade e equilíbrio corporal».

As aulas, com periodicidade semanal, vão funcionar com grupos reduzidos e com dinamização de uma monitora especializada, mas existe também a possibilidade de sessões individualizadas e ao domicílio, «para os residentes mais isolados e com dificuldades ao nível de autonomia, mediante sinalização dos parceiros sociais e numa ação de colaboração direta com o Município de Castro Marim».

A iniciativa faz parte do projeto Castro Marim (COM) Vida, em conjunto com o Município de Castro Marim, e começa na próxima segunda-feira na localidade de Monte Francisco (onde decorre até Julho). De Setembro a Novembro é a vez das Furnazinhas, de Janeiro a Março de 2023 Alta Mora e de Abril a Junho de 2023 Azinhal.

 

Comentários

pub