Cartaz do Festival MED volta a trazer «o mundo» para «dentro de Loulé»

Maro, Plasticine, Mallu Magalhães e O Gajo são alguns dos 33 nomes já confirmados para a edição deste ano do Festival MED

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

Maro, Plasticine, Mallu Magalhães, O Gajo, GO_A, Chico Trujillo e Oum são alguns dos 33 nomes já confirmados para a XVIII edição do Festival MED, que, entre 30 de Junho e 3 de Julho, volta a trazer «o mundo» para «dentro de Loulé». 

Estas foram palavras de Carlos Carmo, vereador da Câmara Municipal de Loulé, que este sábado, 23 de Abril, aquando da apresentação do cartaz, referiu que é com «grande satisfação» que vê o Festival MED regressar em pleno à cidade.

«É uma grande felicidade porque o Festival MED tem uma função não só de entretenimento, enquanto evento de música e multidisciplinar, mas tem também uma função na dinâmica económica do nosso concelho e uma função turística muito forte. 40% dos visitantes do festival são turistas, e, desses 40%, 39% já escolhem vir para o Algarve, naquela altura,  porque existe o Festival MED. Estes são dados factuais que nos permitem hoje direcionar aquilo que é a nossa promoção», disse o vereador ao Sul Informação.  

 

Depois de um ano de paragem (2020) e de uma edição especial adaptada à pandemia, o interMEDio (2021), este ano o Festival MED volta a abrir a zona histórica de Loulé para 90 horas de música, 66 concertos (espalhados por 12 palcos), 330 músicos, 100 expositores de artesanato, 4 exposições de arte em vários pontos do recinto, 12 grupos diários de Animação de Rua e mais de 21 nacionalidades.

Aos jornalistas, Carlos Carmo fez questão de frisar os fatores que considera serem sinais daquilo que é a importância do festival e da forma como ele é planeado: «tentamos trazer sempre um país novo (neste caso vem uma banda da Mauritânia); temos também, este ano, um grupo de Cabo Verde, que se juntou propositadamente para vir ao Festival MED, com nomes sonantes desse país; antes ainda do Festival Eurovisão acontecer, já tínhamos confirmado um nome português que puderam ver, Maro; e terminamos o festival com um DJ de Loulé que irá criar um projeto específico para encerrar» o MED.

Quanto aos palcos, Carlos Carmo revela que os pontos principais continuam a ser quatro (Palco Cerca, Palco Castelo, Palco Chafariz e Palco Matriz), mas, além destes, haverá mais oito espaços onde vão também atuar os restantes 33 nomes ainda por anunciar.

O preço dos bilhetes será desvendado a 29 de Maio (altura em que decorre a segunda apresentação do cartaz e das restantes novidades), mas o vereador da Câmara Municipal de Loulé refere, para já, que continuará a haver o bilhete Festival e o bilhete Família, criado pelo Festival MED a pensar em todas as faixas etárias.

 

Estes são os primeiros 33 nomes anunciados: 

 

 

 

 



Comentários

pub