Cadillac foi a estrela no maior evento de Automóveis Clássicos a sul do Tejo

Encontro é já uma referência nacional, tendo contado com a presença de mais de 200 veículos clássicos

 

«Este encontro já pode ser considerado o maior evento deste género a sul de Lisboa», afirma, com orgulho, Ricardo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, rodeado pelos automóveis de várias idades que participaram, este domingo, no evento do “Clube dos Veículos Clássicos do Barlavento”, no antigo minigolfe, naquela vila do litoral do concelho de Silves.

O encontro, como acontece todos os primeiros domingos de cada mês, foi marcado por um ambiente de grande animação, garantida por músicas marcantes no século XX, e  atraiu muita gente a esta zona da vila.

«O evento surgiu de um grupo de amigos que tinham carros antigos: eu, o Tozé e o Rogério», contou Sérgio Costa, o presidente do clube que dá nome e organiza o encontro.

«Conversámos com o presidente da Junta para realizar um encontro semelhante ao que havia em Faro. Fizemos o primeiro encontro na lota, com 24 carros.  Para nós foi um sucesso! As pessoas começaram a aderir e tornou-se num grande evento», acrescentou.

Os primeiros encontros decorreram na zona da lota, junto à praia. Mas, em Agosto de 2017, devido à realização da “Pirate Week”, os automóveis clássicos mudaram-se para o antigo minigolfe de forma temporária. Contudo, esta situação tornou-se permanente, por as coisas terem corrido bem no novo local.

O 8º aniversário do evento celebra-se este mês, mas a festa só acontecerá em Maio, devido ao tempo inconstante.

A 1 de Maio, «vai haver uma edição especial do encontro», que «vai ser prolongado até às 18h00, com comes e bebes e música ao vivo».

Ontem, como acontece em cada um dos encontros, esteve em destaque um carro clássico. Desta vez, a “estrela” foi um antigo Cadillac, uma máquina que causou sensação.

O veículo em destaque foi acompanhado por outros clássicos, tais como um BMW Isetta 300 com o ano de 1957, um Excelsior, de 1982, um Ford Xr3i, de 1988, outro Cadillac, de 1985, um Land Rover, de 1982, bem como um Austin 850, um Citroën Mehari dos anos 70, um Aston Martin DB 6, GMC, Morris Ten, Toyota Land Cruiser, Toyota Deluxe, Ford Mustang 289 e as motorizadas Vespa e Honda cx 500.

 

«Este é um evento de grande sucesso, devido à regularidade, ao privilégio da vista para o mar, que é a mais bonita do mundo, e devido ao reconhecimento de pessoas de vários pontos do país e no mundo. Tudo isto é o que tem garantido o sucesso. É uma forma de dinamizar Armação e o comércio local. É um orgulho tremendo e uma aposta ganha», garante o autarca Ricardo Pinto.

O presidente da Junta de Freguesia acrescenta que, no futuro, poderão ser promovidas outras atividades, além da exibição dos carros, nomeadamente a criação de uma maior oferta para as pessoas que queiram comer ou beber durante o evento, «pois muitos dos cafés e lojas estão fechadas nesta altura do ano».

Ricardo Pinto desafia as pessoas a ir a Armação no primeiro domingo de cada mês, a partir das 10h00,

«Há sempre espaço para conversas, para a partilha de histórias relacionadas com os veículos, para trocar experiências, fazer negócios e contactos. Há ainda os que vem só ver, mas acabam por contagiar amigos e conhecidos», conclui o presidente da Junta.

Além das atrações habituais, o encontro de domingo também ficou marcado pela tomada de posse dos membros da direção da associação para os próximos três anos, pela venda de miniaturas de carros, de blusas e de outros acessórios.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

Nota: Cátia Rodrigues é aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve e está a fazer o seu estágio curricular no Sul Informação

 



Comentários

pub