Bombeiros do Algarve preocupados com o impacto do aumento dos combustíveis

«As repercussões que esta situação pode ter no dia a dia dos bombeiros é muito gravosa», considera a Federação de Bombeiros do distrito de Faro

Os bombeiros do Algarve reuniram-se na passada quarta-feira, 30 de Março, e dizem estar preocupados com o impacto que o aumento do custo dos combustíveis pode ter na operacionalidade das corporações. 

Numa nota enviada à imprensa, a Federação dos Bombeiros do distrito de Faro, que se diz «farta de estar de mão estendida», manifestou a sua «grande preocupação e apreensão quanto ao futuro próximo no que respeita a assegurar as principais atividades».

«Caso a situação não se altere, começa mesmo a perspetivar-se a necessidade de racionar serviços, o que implica que o transporte de algumas pessoas para consultas ou tratamentos, os chamados transportes não urgentes, poderão deixar de ser realizados», dizem.

Os bombeiros algarvios apelam ao Governo para que «olhe para a situação periclitante que muitas associações estão a passar com graves dificuldades de funcionamento, situação que se agravou bastante nos últimos dois anos e agora também com a situação do conflito na Ucrânia».

«As repercussões que esta situação pode ter no dia a dia dos bombeiros é muito gravosa», consideram.

Segundo os dados expostos por esta federação, o aumento do custo dos combustíveis, «a que se junta a necessária atualização das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde para o transporte de doentes, não é atualizada desde 2012, com um custo então fixado em 0,51€/quilómetro, situação incomparável com os custos hoje praticados e que carece de uma atualização urgente».

Estas associações recordam que sobrevivem «da boa relação que mantêm com as autarquias locais, sem que haja qualquer tipo de diferenciação positiva por parte do Governo, nem mesmo durante os últimos dois anos em que o país foi assolado pela pandemia».

A posição da Federação dos Bombeiros do distrito de Faro vem ao encontro do que também já foi defendido pela Liga dos Bombeiros Portugueses que pede medidas como a «extensão das medidas aplicáveis aos táxis e transportes públicos, à autorização para uso do gasóleo profissional, a devolução do IVA em combustíveis às associações humanitárias de bombeiros ou a atualização dos valores estabelecidos por quilómetro percorrido em atividade de transporte de doentes urgentes e não urgentes».

A Federação dos Bombeiros do Algarve apela, por fim, ao Governo para que consolide «uma verdadeira e digna carreira que prestigie a tão nobre missão destes profissionais através do Estatuto do Bombeiro Profissional e Voluntário, bem como da definição clara dos papéis e responsabilidades hierárquicas na escala da proteção e socorro às populações».

 



Comentários

pub