Algarve assinala Dia Mundial da Terra com ações de limpeza e percurso ambiental

Até ao final da semana

Recolhas de lixo na praia, no mar e em falésias e um passeio são algumas das iniciativas com as quais o Algarve vai celebrar  o Dia Mundial da Terra, ao longo desta semana.

A Fundação Oceano Azul voltou a desafiar as organizações nacionais a promover iniciativas em prol da proteção do Oceano e houve várias entidades algarvias que aceitaram o repto.

Amanhã, às 9h30, alunos de Vila Real de Santo António vão participar numa “Campanha de monitorização de lixo marinho” na Praia de Santo António, durante a qual «irão recolher e registar informação sobre os detritos encontrados, bem como aproveitar para remover o máximo de lixo possível do areal», segundo a Fundação Oceano Azul.

Na quarta-feira, dia 20, a escola de mergulho Divespot promove uma de limpeza subaquática em Armação e Pêra.

A 23 de Abril, sábado, às 9h30, será promovido em Tavira o percurso ambiental “Da Terra ao Mar”,   sobre o património cultural, histórico e natural em torno desta cidade.

Este passeio, promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira, «concilia a história da cidade com a salicultura local, o sapal da Ria Formosa e a sua biodiversidade. Inclui passagem pelo Arraial Ferreira Neto, antiga estrutura de apoio à pesca do atum».

No mesmo dia, vai ser promovida uma limpeza do areal da praia da Manta Rota, em VRSA.

A 24 de Abril, às 10h00, a Associação de Bodyboarders de Sagres e Joana Schenker promovem uma limpeza das falésias e caminhos pedestres junto ao Farol de Sagres.

Ao todo, estão previstas a partir de hoje mais de 150 iniciativas presenciais e virtuais, organizadas por mais de 110 organizações de todo o país, subordinadas ao tema “O Oceano é a nossa terra”.

«De exposições e conferências, a ações de limpeza costeira e sessões especiais em sala de aula, acontecerão, ao longo de sete dias, atividades para todas as idades. De norte a sul, nos Açores e na Madeira, o objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância do Oceano para o Planeta Terra», conclui a Oceano Azul.

 

 



Comentários

pub