Acesso Cultura traz até Faro o debate sobre “A cultura e as guerras”

No dia 19

“A cultura e as guerras” é o tema de mais um debate Acesso Cultura, que vai decorrer no Museu Municipal de Faro, no dia 19 de Abril, às 18h30.

Este debate «pretende ser um momento de reflexão sobre o papel das organizações culturais perante assuntos políticos contemporâneos, tendo como ponto de partida a invasão da Ucrânia», segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve.

“Quão críticas são as organizações culturais perante este tipo de situações? Até que ponto o apoio e solidariedade com a Ucrânia não passa de uma manifestação performativa, que fique apenas pela superfície?” são algumas das questões que os convidados e participantes são desafiados a refletir.

A moderação está a cargo de Andreia Fidalgo, historiadora e docente da Universidade do Algarve, e os convidados serão Paulo Silva, programador do Cineteatro Louletano, Salvador Santos, escritor e editor da “Sul Sol e Sal”, e Ana Sofia Martins, coordenadora de projetos, formadora, consultora e responsável pela componente da participação da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A Acesso Cultura é uma associação que «organiza debates abertos aos profissionais do setor cultural e a todas as pessoas interessadas em refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – e que têm um impacto no nosso trabalho e na nossa relação com pessoas com variados perfis».

Os debates da Acesso Cultura acontecem em Faro, Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Évora, Famalicão, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Torres Novas.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala e todos os interessados podem aceder a mais informação no site da Acesso Cultura. Os próximos debates estão marcados para 21 de Junho e 15 de Novembro.

 

 

 



Comentários

pub