244 mil pessoas passaram pela Fonte da Benémola em três anos

«A divulgação dos valores naturais e culturais, bem como a sua preservação, são fundamentais para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável no Município», diz Vítor Aleixo

Em três anos, cerca de 244 mil pessoas passaram pela Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, no concelho de Loulé, de acordo com os dados de um contador instalado no local.

Numa parceria entre o Município e a empresa Upnorth, esta solução permitiu, segundo a Câmara de Loulé, «obter informações que contribuirão agora para perceber a importância deste espaço em termos de potencial turístico, melhorando a gestão do local, por exemplo no que diz respeito à periodicidade da recolha dos resíduos nas diferentes épocas do ano ou o reforço da vigilância por questões de segurança».

Por outro lado, «estas serão informações importantes em termos promocionais e na atração de novos projetos e investimentos para a Fonte da Benémola», acrescenta.

A autarquia dá o exemplo das empresas de animação turística que «poderão ficar assim a conhecer os períodos de maior afluência e qual o impacto da meteorologia nos níveis de visita».

Nesse sentido, de acordo com os dados fornecidos pelo contador, o número de pessoas que se deslocaram à Benémola a pé (236.840) é bastante superior aos ciclistas que aqui vieram neste período (7.696). No que toca à distribuição do número de visitantes ao longo do ano, é nos meses de Verão, julho e agosto, que se verifica o maior número de pessoas nesta Paisagem Protegida, sejam peões ou ciclistas. Mas, em relação a estes últimos, destaca-se também uma forte presença no mês de Março, no início da Primavera.

É durante o fim de semana, em especial no domingo, durante o período da manhã, que foram registados os maiores níveis de afluência. A precipitação e a temperatura não desmobilizam nem os peões nem os ciclistas neste local, segundo dados registados até ao momento.

De referir ainda que foi nos meses de março e abril de 2020, coincidindo com o início da pandemia e do confinamento social, que levou muitas pessoas a iniciar a prática desportiva ao ar livre e a procurar o exterior para caminhadas e passeios de bicicleta, que se registou o maior pico de visitantes.

Todos estes dados foram apresentados pela técnica municipal Clara Fernandes no III Fórum Cyclin’ Portugal, que decorreu nos dias 25 e 26 de Março, em Castelo de Vide/Marvão. Além do sistema de contagem de visitantes (peões e ciclistas) na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola, foi igualmente apresentado o Centro Cyclin’ Portugal Loulé. Numa parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, este projeto, já em curso nas zonas do interior, pretende atrair turismo desportivo e de lazer a estas paragens.

Trata-se de uma rede de percursos que integrará 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários: Loulé, Alte e Ameixial, perfazendo um total de 20 percursos e aproximadamente 900 quilómetros cicláveis. Neste momento está a proceder-se à marcação física e permanente dos locais, com a colocação de poste e sinalética específica.

Localizada na União de Freguesias Querença, Tôr Benafim, a Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola estende-se por 392 hectares. Em pleno barrocal algarvio, esta área é atravessada pela ribeira de Menalva, abastecida por nascentes que lhe permitem ter água durante todo o ano e assim albergar uma flora e fauna ricas e diversificadas.

«A divulgação dos valores naturais e culturais, bem como a sua preservação, são fundamentais para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável no Município. Para além de beneficiar as comunidades locais, a dinamização destes espaços permite ainda diversificar a oferta, levando à criação de emprego através do aparecimento de outro tipo de empresas de animação turística. Estes instrumentos como o contador de visitantes na Benémola ou o projeto Cyclin’ fazem parte desse caminho que estamos a construir», salienta o autarca Vítor Aleixo.

 



Comentários

pub