13 milhões constroem Central Fotovoltaica de 24 mil painéis em Santa Bárbara de Nexe

Primeira pedra desta obra foi lançada esta quinta-feira, 31 de Março

A maior central fotovoltaica de Faro vai começar a ser construída esta segunda-feira, 4 de Abril, num terreno de 24 hectares, no Medronhal, freguesia de Santa Bárbara de Nexe. No total, serão instalados 24 mil painéis que permitirão alimentar cerca de 7 mil habitações e evitar a emissão de mais 6 mil toneladas de CO2 por ano. 

A primeira pedra desta obra foi lançada esta quinta-feira, 31 de Março.

O investimento é avultado: 13 milhões de euros vão permitir à empresa Génese Natural construir esta Central Fotovoltaica de Santa Bárbara de Nexe.

Rogério da Ponte, representante da Génese Natural, explicou aos jornalistas que o processo começou «em 2016, com a contratualização do terreno», que foi arrendado por 30 anos.

Uma das vantagens, explicou, é o facto de esta futura central «ficar perto da subestação da EDP de Braciais», o ponto de conexão à rede elétrica.

 

 

«Foi um processo muito difícil, mas, até final do ano, contamos ter a obra concluída. Vamos esperar, depois, que a ligação à rede decorra em paralelo», disse Rogério da Ponte.

No total, a central terá 24 mil painéis bifaciais, ou seja, que produzem energia «na frente e verso».

«Mesmo a radiação que vai para o chão conseguirá produzir eletricidade», explicou, por sua vez, Andreas Schuenhoff, diretor do Grupo Asumin, especialista em projetos fotovoltaicos, acrescentando: «não podemos continuar na Idade da Pedra a continuar a queimar coisas para obter energia».

O parque solar será capaz de uma produção anual de 26 gigawatt-hora de energia elétrica, o que permitirá abastecer 6943 habitações.

Para implementar este projeto, será necessário abater centenas de laranjeiras que atualmente ocupam o vasto terreno. Ainda assim, Rogério da Ponte garantiu que o projeto terá em consideração os impactos ambientais.

«Quando começámos o processo, eram precisos 24 hectares. Entretanto, os painéis têm vindo a aumentar a sua eficiência, o que significa que vamos precisar de menos e ter muito terreno disponível, cerca de 2 hectares. Isso dará a possibilidade de adaptar a instalação de forma a manter a biodiversidade», disse.

 

O terreno

 

Um dos objetivos é que, por exemplo, sejam rebanhos de ovelhas «a fazer a retirada de ervas», adiantou.

«Vamos trabalhar de modo a fazer desta central um exemplo nacional de sintonia entre o ambiente e a instalação de painéis fotovoltaicos», resumiu.

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, esta nova Central Fotovoltaica – a maior do concelho – é uma iniciativa «muito interessante».

«Se já tinha uma importância estratégica, hoje, com o problema da guerra na Ucrânia e a crise das energias, ainda mais tem. Estamos muito satisfeito por se ter chegado a este ponto e por os promotores não terem desistido», considerou.

Na opinião do autarca, esta unidade «será muito boa para a região e para o país» porque, além de permitir reduzir a dependência do estrangeiro, pode estar «de acordo com princípios ambientais».

O presidente da Câmara de Faro defendeu mesmo que é necessário «continuar com esta política de incentivo» a projetos semelhantes.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

 



Comentários

pub