VRSA poupou cem mil euros com novo sistema de rega inteligente criado em 2021

Revelou a autarquia durante o Seminário sobre Eficiência Hídrica no Algarve

O Sistema de Rega Urbana Inteligente instalado em 2021 pela Câmara de Vila Real de Santo António  em vários pontos do concelho já terá permitido poupar quase cem mil euros e um volume de água de 145.748 metros cúbicos, revelou a autarquia durante o Seminário sobre Eficiência Hídrica no Algarve, que decorreu na terça-feira, em Faro.

Este projeto, que teve um financiamento de 49.999 euros do Fundo Ambiental, foi aplicado nos espaços ajardinados da Av. da República, da Av. dos Bombeiros Portugueses, da Av. Ministro Duarte Pacheco e do Complexo Desportivo, na cidade de VRSA, e na Av. Infante Dom Henrique, em Monte Gordo.

«Com este novo dispositivo torna-se possível uma gestão imediata dos controladores de rega à distância, assim como a interrupção automática da rega em situações de elevada pluviometria (chuva)», segundo a Câmara de VRSA.

Por outro lado, o sistema «permite uma efetiva monitorização dos consumos de água em cada espaço, identificando-se rapidamente fugas ou perdas de água».

«Com a implementação do sistema foi ainda possível efetuar-se um plano de rega tendo em consideração as necessidade hídricas das plantas, permitindo libertar os colaboradores anteriormente afetos ao serviço de rega manual dos espaços para outros serviços», conclui a Câmara de VRSA.

 

 



Comentários

pub