VRSA celebra 34º aniversário de elevação a cidade

As comemorações têm lugar na Praça Marquês de Pombal, frente aos Paços do Concelho, às 10h00

Vila Real de Santo António celebra, na próxima sexta-feira, 11 de Março, o 34º aniversário da sua elevação a cidade, em conjunto com os municípios do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo.

Em VRSA, as comemorações têm lugar na Praça Marquês de Pombal, frente aos Paços do Concelho, às 10h00, com a cerimónia de Hastear da Bandeira e a entoação do Hino Nacional e do Hino das 4 cidades – «O caracol da amizade» pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA.

Além do executivo municipal, a iniciativa contará também com a presença da comunidade escolar envolvida no projeto «À Descoberta das 4 Cidades».

Em 1988 (11 de Março), as então vilas do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidade. Este ato foi testemunhado por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses na Assembleia da República.

A partir desta data, e através de uma geminação então criada, estas cidades passaram a denominar-se cidades irmãs e o dia 11 de Março ficou designado como o dia de aniversário das 4 cidades irmãs.

Mais tarde, em 1994, nasceu o projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade às crianças do 1º ciclo de conhecer estas cidades geograficamente, gastronomicamente e culturalmente tão diferentes.

O símbolo do caracol é o elemento comum aos estudantes dos quatro municípios.

 



Comentários

pub