Um serval e uma tartaruga-panqueca são os novos inquilinos do Zoo de Lagos

Também estão “a caminho” mais dois linces

Uma tartaruga de uma espécie criticamente ameaçada e uma nova espécie de felino chegaram recentemente ao Zoo de Lagos, onde já podem ser vistos pelos visitantes.

Um dos novos inquilinos do parque zoológico algarvio é uma tartaruga-panqueca (Malacochersus tornieri). , uma espécie que está criticamente ameaçada e que, por essa razão, «está também inserida nos programas de gestão de populações em zoos, que contribuem para a sua sobrevivência e conservação».

O nome desta tartaruga, que na natureza se pode encontrar apenas «em pequenas áreas do Quénia e Tanzânia», deve-se «à sua carapaça muito achatada e leve», que faz com esta seja «uma das poucas espécies de tartaruga que, em lugar de se esconder na carapaça, consegue correr para fugir», segundo o Zoo de Lagos.

O parque lacobrigense acolheu ainda uma espécie nova de felino, um macho de serval (Leptailurus serval), que chegou do Parque Zoológico Oasys, em Espanha.

 

 

Ainda em Março, o Zoo de Lagos vai acolher dois linces-dos-cárpatos (Lynx lynx carpathicus), «uma espécie também ameaçada e integrante dos programas de gestão de populações em zoos».
Estes animais vêm do Zoo de Liberec, na Républica-Checa e «são muito importantes, pois fazem parte de um programa de reintrodução da espécie na Natureza, na zona dos Cárpatos, que envolve países como a República Checa, Eslováquia, Polónia, Roménia e Ucrânia».

Outra novidade são os animais que nasceram no Zoo há pouco tempo, nomeadamente «um canguru-cinzento oriental, ainda meio tímido, dentro do marsúpio da mãe, e o novo bebé siamango, agarrado ao peito da mãe».

 

 



Comentários

pub