Ucrânia: Município de Portimão está preparado para acolher quem chega

Acolhimento humanitário de emergência a famílias, recolha de alimentos, integração de crianças e adultos

“Portimão apoia a Ucrânia” é a equipa de trabalho que está já no terreno, para acolher os refugiados da guerra naquele país que vierem para este concelho.

A equipa é constituída por responsáveis da autarquia, juntas de freguesia, representantes de entidades regionais, instituições particulares de solidariedade social e religiosas e demais membros da Rede de Emergência Social, bem como pela comunidade ucraniana, através da CAPELA- Centro de Apoio à População de Leste e Amigos, em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações e com a Secretaria de Estado da Integração e Migrações.

Criada para «assegurar a articulação de necessidades e ativação de todos os meios para o melhor acolhimento e integração dos deslocados da Ucrânia que por estes dias chegam a Portimão», esta equipa garante «apoio a diferentes níveis desde apoio documental, acolhimento de emergência, alimentação e vestuário, cuidados de saúde, identificação de oportunidades de trabalho, integração das crianças em estabelecimentos de ensino do município e atividades de ocupação dos tempos livres».

Trata-se do resultado da «união de esforços entre várias entidades e instituições do município, a colaboração de voluntários e o envolvimento da população que desde a primeira hora tem vindo a demonstrar o seu espírito solidário», explica o Município.

 

 

CLAIM Portimão é porta de entrada para acolher quem chega

A Câmara Municipal de Portimão está a assegurar toda a informação e apoio no processo de acolhimento e integração de migrantes ucranianos através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que se assume como «uma porta de entrada para acolher e integrar os deslocados ucranianos em Portimão».

Com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, ou através de contacto telefónico 282 470 783 ou email [email protected], é feito o diagnóstico das necessidades mais urgentes e facultada informação e apoio em diversas áreas aos cidadãos deslocados, bem como assegurada a sua legalização através do procedimento simplificado em vigor, em articulação com o SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Recolha de bens essenciais com destino à Ucrânia, até amanhã, domingo

Nestes últimos dias, no quartel de Bombeiros de Portimão tem vindo a ser concentrada uma recolha de bem essenciais de apoio ao povo ucraniano que, graças à generosidade e solidariedade da população portimonense, já reuniu 30 paletes que estão prontas para seguirem até à fronteira da Ucrânia na próxima segunda-feira.

Até às 18h00 deste domingo, 13 de março, será ainda possível receber os seguintes bens: vestuário quente; mantas e cobertores; medicamentos para criança e adulto: paracetamol, xarope para a tosse; compressas; Betadine; enlatados; cereais; papas (bebé); leite em pó; bolachas; toalhitas; fraldas; produtos de higiene pessoal; escovas e pentes para criança e adulto.

Este será a primeiro grande ação de transporte organizada pela autarquia com destino ao povo ucraniano, sendo que, «em função do evoluir da situação, poderá ser tornado público um novo pedido de recolha de donativos para reforço desta ajuda».

 

Acolhimento de emergência e especial atenção às crianças

A rede de emergência social está a funcionar em toda a linha e de forma concertada para garantir um acolhimento de emergência às famílias ucranianas que chegam a Portimão e dar apoio a nível de alojamento e bens essenciais para o dia a dia destas famílias.

Até ao momento, Portimão recebeu 266 cidadãos ucranianos com registo efetuado pelo SEF, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças.

Nesta primeira fase de acolhimento de emergência, o Município de Portimão disponibilizou de forma imediata quartos numa unidade de alojamento e ultimou uma outra unidade de alojamento local, que estava desocupada e com capacidade para 100 camas, para acolher famílias ucranianas que cheguem ao concelho nos próximos tempos.

Os jovens e crianças em idade escolar estão em processo de integração nas escolas do município, usufruindo do apoio das equipas de intervenção social.

Está desde já a ser prestado todo o apoio educativo, alimentar e psicossocial às famílias e crianças deslocadas, sendo que estas últimas, em idade escolar, estão a ser preparadas para frequentar os estabelecimentos escolares, acompanhados pelas equipas de intervenção social da autarquia.

O acolhimento a esses meninos e meninas é feito também por crianças ucranianas que já residiam em Portimão e que agora assumirão o importante papel de “tutores” de quem chega como deslocado.

Por outro lado, a associação A Capela, em estreita colaboração com a autarquia e Junta de Freguesia de Portimão, está a preparar um espaço de acolhimento para as crianças mais pequenas, para ocupação dos seus tempos livres e para apoio às mães, com diversas atividades lúdicas e recreativas previstas, bem como aulas de aprendizagem da língua portuguesa.

Visando alargar o número de respostas possíveis ao nível de alojamento disponível no concelho, e pretendendo perceber a disponibilidade de famílias de acolhimento, o município vai lançar, na próxima semana, um questionário dirigido a quem tiver interesse e meios para acolher voluntária e gratuitamente famílias ucranianas nas suas habitações.

A Câmara de Portimão conclui que «esta ampla missão de apoio humanitário em curso em Portimão resulta de um trabalho em rede feita em articulação com o Conselho Local de Ação Social de Portimão e uma generosa rede de voluntários».

 

 



Comentários

pub