Técnicas de bioconstrução com cana são tema de curso prático em Alcantarilha

Em Março e Abril

Um curso prático de bioconstrução, durante o qual será criado um espaço multifuncional, pensado para acolher atividades de yoga, meditação, dança e workshops, recorrendo a materiais como a cana do Mediterrâneo, o bambu e o caniço, vai ter lugar entre os dias 21 de Março e 30 de Abril no espaço Animame, na Quinta do Rogel, em Alcantarilha.

A formação será ministrada pelo bio-arquiteto inglês Jonathan Cory-Wright e pelo mestre artesão espanhol Antonio Gandano, especialistas na construção com materiais naturais.

«Chamada CanyaViva, a técnica arquitetónica com canas e bambus foi criada e desenvolvida pelo próprio Jonathan há 20 anos, que realizou a construção de mais de 80 espaços multiusos em países como Portugal, Espanha, Itália, Índia e Chile», segundo a cooperativa QRER, que apoia esta iniciativa.

«Construímos com materiais naturais, locais e abundantes. Essa é nossa filosofia de trabalho. A cana e o bambu são uma grande alternativa aos materiais utilizados na arquitetura moderna, e permitem a construção tanto de espaços efêmeros, quanto permanentes», conta o bio-arquiteto inglês.

O curso completo tem 2 meses de duração – 290 horas de prática e 30 de teoria – e está organizado em três partes: colheita, design e construção da estrutura e cobertura do telhado.

A colheita será feita na ribeira de Alcantarilha, ao longo de duas semanas. Depois, durante 4 semanas, «as canas serão limpas, classificadas e agrupadas em arcos flexíveis altamente resistentes para construir uma estrutura permanente sobre uma plataforma hexagonal de madeira».

As duas últimas semanas serão dedicadas à construção do telhado de palha com caniços do rio.

«Não é necessário reservar dois meses para participar no curso. Para quem não tenha disponibilidade de tempo, há pacotes mais pequenos, com duração de uma ou duas semanas», descrevem.

O curso custa entre 200 e 800 euros, preço que inclui comida e alojamento.

As inscrições podem ser feitas através do email [email protected]Clique aqui para saber mais sobre o curso e o projeto.

 

PROGRAMA:

-Colheita: de 7 a 19 de Março

-Design e estrutura: de 21 de Março a 16 de Abril (4 semanas; com opções de 1 ou 2 semanas de duração no mesmo período).

– Cobertura: de 18 a 30 de Abril (2 semanas; com opção de 3 dias de duração).

 



Comentários

pub